O centro europeu, ECAT na sigla em inglês para European Centre for Algorithmic Transparency, contribui com conhecimento técnico e científico para aplicar as obrigações a que as grande plataformas (Very Large Online Platforms - VLOPs) e os grandes motores de busca (Very Large Online Search Engines -VLOSEs) estão obrigados na Lei dos Serviços Digitais (Digital Services Act - DSA). É o primeiro centro europeu dedicado a esta área.
As entidades que vão estar debaixo deste escrutínio estão a ser apuradas e o ECAT vai colaborar com representantes da indústria, academia e sociedade civil para avaliar a forma como os algoritmos são usados nos serviços e motores de busca, verificar a transparência de critérios e os riscos, propondo também novas abordagens e as melhores práticas.
O centro está ligado à Direção Geral de Comunicações, conteúdos e tecnologia, a DG Connect, e funciona no Joint Research Center (JRC) da Comissão Europeia.
No dia 19 de abril está prevista uma apresentação sobre o trabalho do ECAT e os desafios de abrir a caixa negra dos algoritmos, que pode ser seguida online.
Em destaque
-
Multimédia
SMART Play: LEGO quer dar mais vida às construções com blocos “inteligentes” -
App do dia
Bloop: a plataforma portuguesa que junta compras e redes sociais num só lugar -
Site do dia
Tenha acesso a todos os assistentes de IA num só local com o ChatLLM Teams -
How to TEK
Como tirar partido do Wi-Fi 7 no Windows 11 para acelerar a ligação à Internet?
Comentários