[caption]site doomsday clock[/caption]

O contador que serve como medida para o Fim do Mundo, ou Dia do Juízo Final como também é conhecido, é mantido pelo Bulletin of the Atomic Scientists, uma organização criada em 1945 por alguns dos cientistas que ajudaram a desenvolver o projeto Manhattan, que deu origem à bomba nuclear.

O
relógio do Doomsday
foi criado em 1947 e mede em minutos a distância para um possível desastre nuclear, ou qualquer outra ameaça que possa por fim à vida na Terra como a conhecemos.

O mais longe que o relógio esteve da meia noite foi em 1991, quando faltavam 17 minutos, mas já esteve também mais próximo, em 1953 quando os cientistas calcularam que apenas dois minutos separava o mundo da perdição devido aos testes nucleares conduzidos pelos Estados Unidos e a União Soviética.

O relógio é considerado um dos alertas reconhecidos pela comunidade científica, envolvendo também a consulta de vários Prémios Nobel, e foi agora adiantado dois minutos face a 2012, a última ocasião em que os cientistas tinham mexido no ponteiro.

No site pode ficar a conhecer mais sobre o projeto e as suas raízes, mas também os argumentos que fazem com que os cientistas considerem que estamos mais próximos de um possível apocalipse.

"O relógio está agora apenas a três minutos da meia noite porque os lideres internacionais não estão a conseguir cumprir a sua missão mais importante e preservar a saúde e a vitalidade da civilização humana", pode ler-se no site.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.