O contador que serve como medida para o Fim do Mundo, ou Dia do Juízo Final como também é conhecido, é mantido pelo Bulletin of the Atomic Scientists, uma organização criada em 1945 por alguns dos cientistas que ajudaram a desenvolver o projeto Manhattan, que deu origem à bomba nuclear.
O
relógio do Doomsday foi criado em 1947 e mede em minutos a distância para um possível desastre nuclear, ou qualquer outra ameaça que possa por fim à vida na Terra como a conhecemos.
O mais longe que o relógio esteve da meia noite foi em 1991, quando faltavam 17 minutos, mas já esteve também mais próximo, em 1953 quando os cientistas calcularam que apenas dois minutos separava o mundo da perdição devido aos testes nucleares conduzidos pelos Estados Unidos e a União Soviética.
O relógio é considerado um dos alertas reconhecidos pela comunidade científica, envolvendo também a consulta de vários Prémios Nobel, e foi agora adiantado dois minutos face a 2012, a última ocasião em que os cientistas tinham mexido no ponteiro.
No site pode ficar a conhecer mais sobre o projeto e as suas raízes, mas também os argumentos que fazem com que os cientistas considerem que estamos mais próximos de um possível apocalipse.
"O relógio está agora apenas a três minutos da meia noite porque os lideres internacionais não estão a conseguir cumprir a sua missão mais importante e preservar a saúde e a vitalidade da civilização humana", pode ler-se no site.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários