O projeto foi lançado em Kajaani, na Finlândia, e tira partido da tecnologia mais avançada de gémeos digitais (digital twin), data analytics e Inteligência Artificial, assim como de computação de alto desempenho para processar todos os dados. O objetivo é conseguir atingir níveis de precisão inéditos numa réplica digital dos sistemas da Terra, permitindo aos utilizadores da plataforma DestinE explorar os diferentes sistemas e cenários para as próximas décadas.
A iniciativa foi desenvolvida pela ESA com o European Centre for Medium-Range Weather Forecasts (ECMWF) e a European Organisation for the Exploitation of Meteorological Satellites (Eumetsat), contando já com mais de 100 parceiros públicos e privados que estão a construir o sistema.
Veja as imagens
A plataforma já tem dados 1 19 serviços integrados, e outros estão a caminho. Os decisores e investigadores podem tirar partido da informação nas suas análises e desenhar estratégias de adaptação e mitigação das alterações climáticas.
A plataforma é também uma base para apoio à transição energética, pretendendo apoiar o objetivo da União Europeia ser neutra em termos de emissões de carbono em 2050.
Pode explorar já o site da plataforma DestinE e ficar a conhecer melhor a iniciativa através deste link.
Em destaque
-
Multimédia
Football Manager 26 regressa depois de um ano "lesionado". É para ganhar o campeonato? -
Site do dia
Ondas de 20 metros registadas a partir do espaço funcionam como "mensageiras" de tempestades -
App do dia
Viva a história emocionante de Anne através da resolução de puzzles -
How to TEK
Foi adicionado a um grupo no WhatsApp por alguém que não conhece? Saiba como sair de “mansinho” e reportar
Comentários