A Google diz que é a maior exposição online sobre invenções e descobertas já criadas, e não deve estar a exagerar. A mostra junta 110 instituições e curadores e arquivistas de 23 países e tem por missão mostrar o progresso da humanidade, desde as primeiras ferramentas criadas pelo Homem, ainda em pedra, até aos robots e à exploração do espaço.

A invenção da pólvora pelos chineses, o laboratório de Marie Curie e o grande colisionador de Hadrons do CERNestão no mesmo "museu" virtual que as notas de Albert Einstein e como é habitual as ferramentas  multimédia são adicionadas para trazer mais espetacularidade à exposição. Por isso é possível assistir a uma aplicação de realidade aumentada sobre o Big Bang, que acompanha a 360 graus o nascimento e evolução do universo e que tem Tilda Swinton como guia.

Foram também usados recursos de machine learning para explorar o arquivo de mais de 127 mil imagens da Nasa com a ferramenta onde pode conhecer melhor a história e as missões da agência espacial, e visitar o Smithsonian National Air Space Museum.

Visitar o subterrâneo do CERN ou a Estação Espacial Internacional são algumas das experiências que pode fazer, mas também é possivel observar ao detalhe mais de 200 mil artefactos, entre os quais o primeiro mapa das Américas.

A história das invenções faz-se também de falhanços e há registos de acidentes e falhas épicas, assim como de pessoas que morreram pelos seus projetos, e a Google destaca a descoberta de raios X por Rontgen e o submarino el´trico de Isaac Peral que nunca foi lançado. Lembra-se da história de Marie Curie que na pesquisa pelo polónio acabou por morrer de envenenamento radioativo?

A mostra é um tributo aos criadores e à curiosidade e invenção, e deixa também algumas dicas sobre o que é preciso para se tornar um inventor, o que pode inspirar a geração dos mais novos.

A exposição "Once Upon a Try" pode ser vista no browser no site da Google Arts & Culture ou através da app para iOS e Android.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.