Depois da explosão do vídeo no YouTube, a Google quer agora puxar pelo negócio dos podcasts e está a tentar facilitar o seu acesso através do seu motor de pesquisa. Em maio a gigante tecnológica introduziu no Google Search resultados diretos de podcasts, com direito a listar os seus três episódios mais recentes e o respetivo botão de Play para que os possa ouvir rapidamente e diretamente do browser, sem a necessidade de abrir qualquer aplicação ou página especial para o efeito.

Agora o blog da empresa foi atualizado com algumas novidades neste sistema, referindo que o seu motor está mais inteligente, bastando pesquisar por podcasts relacionados com um tema, como por exemplo, podcasts sobre culinária ou gaming. Nesse caso serão listadas as respetivas sugestões, juntamente com as páginas, vídeos ou imagens relacionadas.

tek google podcast tek google podcast

O objetivo da Google é afinar o motor para que deixe de ser necessário utilizar a palavra “podcast” na pesquisa para listar os respetivos resultados, tornando a descoberta mais simples para os utilizadores.

No final do ano, estas funcionalidades serão introduzidas no Google Assistent e Google Podcasts em versão web. A Google promete pesquisas rápidas por voz com o assistente. Da mesma forma, independentemente do local onde ouve determinado podcast, este será sincronizado em todas as plataformas que utilizar, para que não perca pitada.  E nas versões portáteis, poderá deslizar cartões com mais informações sobre os episódios, numa navegação mais simples e rápida.

As alterações começaram a rolar nos Estados Unidos, prevendo-se chegar em breve a outros territórios.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.