Comemora-se esta terça-feira mais um Digital Day. Aquela que é segunda edição do evento, promovido pela Comissão Europeia, decorre em Bruxelas reunindo ministros, representantes de países da UE e representantes da indústria, do meio académico e da sociedade civil, com o objetivo de incentivar uma maior cooperação no domínio digital entre os Estados-membros.

Depois da Jornada Digital do ano passado em Roma, que esteve na origem de uma cooperação bem-sucedida em domínios como a computação de alto desempenho, a mobilidade conectada e a digitalização da indústria, a Bruxelas repete a iniciativa desta vez com o objetivo de reforçar estratégias na área da Inteligência Artificial, blockchain, saúde e inovação.

A Comissão sublinha progressos feitos no espaço de um ano, no sentido da realização do Mercado Único Digital, como a eliminação das tarifas de roaming e a portabilidade da subscrição de conteúdos online, ou o reforço das regras em matéria de proteção de dados pessoais e a adoção das primeiras regras à escala da UE em matéria de cibersegurança, que vão tornar-se realidade em maio próximo.

“Muitas propostas estão ainda sujeitas à obtenção de um acordo. A Europa deve avançar e, tirando partido do Mercado Único Digital, aumentar os investimentos e promover a cooperação numa série de domínios essenciais, como a inteligência artificial, as cadeias de blocos, a saúde em linha e a inovação”, refere.

As diferentes conferências do Digital Day 2018 podem ser seguidas em direto, através deste link.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.