“Eu Jogo Pelos Direitos Humanos” é a campanha da Amnistia Internacional para Portugal de apoio aos refugiados associada ao equipamento alternativo da equipa irlandesa do Bohemian FC que chegou ao FIFA 21. A mensagem do equipamento diz “Refugiados bem-vindos” e é acompanhada por uma imagem icónica de uma família em fuga para um local mais seguro. Tem ainda o slogan “Ama o Futebol, Odeia o Racismo”.

Para levar essa mensagem mais longe, a um novo público, Amnistia Internacional juntou-se à EA Sports para introduzir o equipamento no FIFA 21 através de uma atualização. A campanha está a ser divulgada no website da Amnistia Internacional e visa sensibilizar os jogadores de FIFA, aproveitando a boleia da campanha viral que o equipamento originou, tendo feito manchetes por todo o mundo, e nas redes sociais. O jogo é atualmente jogado por 45 milhões de jogadores.

O clube irlandês recebeu encomendas das camisolas de mais de 40 países em todo o mundo, tornando-se o equipamento mais bem-sucedido do Bohemian FC.

tek site do dia fifa

Em Portugal, esta iniciativa, apresentada em setembro, tem como objetivo a consciencialização para os Direitos Humanos através do desporto. Numa primeira fase, está focado no futebol, juntando entidades governamentais, a Federação Portuguesa de Futebol, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional, associações de jogadores, treinadores e árbitros, entre outros parceiros.

A campanha tem figuras públicas do desporto nacional, incluindo selecionador Fernando Santos, João Félix, Bernardo Silva, José Fonte, Trincão, Ricardo Quaresma, Éder, Rui Patrício, Renato Sanches e outros. Tem ainda jogadoras de futebol feminino, internacionais de futsal, tanto masculino como feminino, árbitros e outras personalidades do mundo do desporto.

“Ao jogar com o Bohemian FC no FIFA 21, representará estes valores. Os valores da igualdade, inclusão e aceitação”, salienta Daniel Lambert, COO do clube irlandês.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.