Organizado pela Agência Espacial Portuguesa, o EuRoC (European Rocketry Challenge) regressa a Constância entre os dias 9 e 15 de outubro. Um total de 28 equipas universitárias, vindas de 16 países, vão pôr as suas competências à prova na competição de lançamento de mini foguetes (ou rockets).

Não perca nenhuma notícia importante da atualidade de tecnologia e acompanhe tudo em tek.sapo.pt

Além de contar com o maior número alguma vez registado de equipas em competição, a sexta edição do EuRoC terá também a maior participação nacional de sempre, com quatro equipas finalistas.

Entre elas contam-se a Rocketry Experiment Division (RED), do Instituto Superior Técnico (IST) e a North Space, que reúne estudantes das faculdades de Engenharia e de Ciências da Universidade do Porto, do Instituto Superior de Engenharia do Porto e do IST, ambas com participações anteriores na competição.

Juntam-se ainda as equipas Porto Space Team, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, e a Fénix Rocket Team, com estudantes da Universidade da Beira Interior e da Universidade de Coimbra.

Citada em comunicado, Marta Gonçalves, gestora de projetos de Educação da Agência Espacial Portuguesa, afirma que o EuRoC tem vindo a acompanhar e a reforçar “o crescimento da formação em engenharia aeroespacial em Portugal”.

A responsável destaca também a crescente participação de equipas portuguesas. “Nos últimos cinco anos tem sido impressionante ver como os estudantes portugueses desenvolveram novas competências na área de rocketry e pequenos lançadores, permitindo aproximar talento e indústria e afirmando o país no panorama internacional”, realça.

Veja o vídeo

Nesta edição, a competição vai voltar a dividir-se entre o Pavilhão Municipal de Constância, onde as equipas vão montar os seus mini foguetes, e o Campo Militar de Santa Margarida, onde se realizarão os lançamentos.

Recorde-se que entre as equipas selecionadas para a final há cinco estreias, incluindo a da primeira equipa oriunda de Malta. À final regressam ainda equipas como a EPFL Rocket Team e a ARIS (Suíça), a Faraday (Espanha), a ASAT (Grécia), a DanStar (Dinamarca) e a DARE (Países Baixos), que voltam ao EuRoC com novas propostas.

Ao todo, 16 países estarão representados na final do EuRoC 2025, com Alemanha, Portugal e Reino Unido a liderarem em número de equipas selecionadas.

Assine a newsletter do TEK Notícias e receba todos os dias as principais notícias de tecnologia na sua caixa de correio.