A Europa lançou esta terça-feira na Finlândia uma iniciativa para impulsionar a transformação digital na União Europeia (UE), unindo para isso forças de cidades, comunidades e cidadãos. O objetivo é garantir a liderança tecnológica da UE e “ampliar as soluções digitais para que pelo menos 300 milhões de europeus possam desfrutar de uma melhor qualidade de vida até 2025”.

A missão está presente no site da iniciativa onde se apela à assinatura da Declaração "Join, Boost, Sustain", documento onde estão explicadas as estratégias para alcançar essa meta e a razão por trás desta iniciativa: diminuir o “fosso digital” e “reduzir as desigualdades para uma coesão a nível territorial mais forte”.

Declaração

Apostando em soluções digitais acordadas de forma comum nas regiões, cidades e comunidades, a proposta faz referência a soluções de mobilidade urbana inteligente, eficiência energética, habitação sustentável, serviços públicos digitais e governança cívica. “Para que o público confie nesses sistemas, os dados devem ser usados com responsabilidade por meio de plataformas digitais e a sua qualidade, segurança e privacidade devem ser garantidas”, lê-se na declaração.

Para conseguir alcançar este objetivo, a iniciativa incentiva todos os representantes de uma administração pública a nível local, regional, nacional ou europeu a assinarem a declaração. A iniciativa parte da Eurocities, Open & Agile Smart Cities (OASC), The European Network Of Living Labs, Comissão Europeia e The European Committee Of The Regions.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.