Depois de ter publicado as guidelines internas que utiliza para avaliar o que é permitido publicar ou o que deve ser removido na rede social, deixando mais claras as sanções para contas e grupos envolvidos em questões polémicas, o Facebook publicou os primeiros resultados dessas alterações.

No primeiro Relatório de Execução de Padrões de Comunidade, relativo aos primeiros três meses de 2018, a empresa revela que detetou e apagou 583 milhões de perfis falsos, naquela que consideram ser a chave para combater o spam.

Nesse sentido, também foram apagadas 837 milhões de mensagem de spam que, na sua grande maioria, foram encontradas e sinalizadas antes de qualquer denúncia por parte dos utilizadores.

O Facebook afirma ainda que, apesar de ter excluído 583 milhões de perfis e páginas falsos, entre 3% e 4% das contas ativas são falsas.

Facebook anuncia medidas mais rígidas para proteger os dados pessoais dos utilizadores
Facebook anuncia medidas mais rígidas para proteger os dados pessoais dos utilizadores
Ver artigo

A rede social também tomou medidas de moderação contra 21 milhões de conteúdos com nudez de adultos e atividade sexual, com 96% destas a terem sido identificadas por ferramentas de IA, 3,4 milhões de publicações com violência explícita e 1,9 milhões de mensagens de propaganda terrorista.

Em relação às publicações com discurso de ódio, apenas cerca de 38% do conteúdo foi sinalizado, num total de 2,5 milhões de publicações, através de novas ferramentas baseadas em inteligência artificial  e usadas para encontrar e moderar conteúdo sem precisar que os utilizadores o denunciassem como suspeito.

Embora os números sejam demonstrativos de uma melhoria da capacidade da rede social de Mark Zuckeberg na eliminação de conteúdos impróprios, a gigante tecnológica admite que ainda tem muito trabalho pela frente.

Na página do Relatório tem acesso a gráficos que comparam a informação do primeiro trimestre de 2018 com os dados obtidos entre outubro e dezembro do ano passado.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.