O guia de conversação Ucraniano-Português e Português-Ucraniano disponibilizado online, de forma gratuita, pela Infopédia ganhou novos recursos, sempre com o objetivo de facilitar a integração dos ucranianos que estão em Portugal.

As novas entradas, associadas às categorias "Educação" e "Emprego", pretendem ser úteis para os alunos, encarregados de educação e professores dos estabelecimentos de ensino de todo o país, bem como para todos os que procuram emprego e/ou formação profissional.

Esta atualização resulta em 1.500 novas palavras, reunidas com o apoio do Instituto do Emprego e Formação Profissional - IEFP e de Adriana Miranda, professora de Português Língua Não Materna. Para cada palavra, pergunta ou expressão é apresentada a respetiva tradução - em português ou ucraniano -, a locução áudio e a pronúncia em alfabeto romano.

Adaptado à realidade social, económica e institucional portuguesa, o Guia de Conversação tem como objetivo facilitar o contacto entre falantes de ucraniano e português em diversos contextos. Desde o lançamento, no final de junho de 2022, soma 12 mil visualizações nas categorias Transportes, Saúde, Casa, Serviços públicos, Restaurante e Referência rápida, refere a Infopédia numa nota enviada às redações.

A plataforma online é de utilização totalmente gratuita e disponibiliza vocábulos úteis para a comunicação em contexto escolar, em serviços de saúde (hospitais, centros de saúde e veterinários), em serviços públicos (como Segurança Social, SEF, autarquias ou forças de segurança), na restauração, em transportes, entre outros.

Aceda ao guia de conversação Ucraniano-Português e Português-Ucraniano da Infopédia.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.