O guia de conversação Ucraniano-Português e Português-Ucraniano disponibilizado online, de forma gratuita, pela Infopédia ganhou novos recursos, sempre com o objetivo de facilitar a integração dos ucranianos que estão em Portugal.
As novas entradas, associadas às categorias "Educação" e "Emprego", pretendem ser úteis para os alunos, encarregados de educação e professores dos estabelecimentos de ensino de todo o país, bem como para todos os que procuram emprego e/ou formação profissional.
Esta atualização resulta em 1.500 novas palavras, reunidas com o apoio do Instituto do Emprego e Formação Profissional - IEFP e de Adriana Miranda, professora de Português Língua Não Materna. Para cada palavra, pergunta ou expressão é apresentada a respetiva tradução - em português ou ucraniano -, a locução áudio e a pronúncia em alfabeto romano.
Adaptado à realidade social, económica e institucional portuguesa, o Guia de Conversação tem como objetivo facilitar o contacto entre falantes de ucraniano e português em diversos contextos. Desde o lançamento, no final de junho de 2022, soma 12 mil visualizações nas categorias Transportes, Saúde, Casa, Serviços públicos, Restaurante e Referência rápida, refere a Infopédia numa nota enviada às redações.
A plataforma online é de utilização totalmente gratuita e disponibiliza vocábulos úteis para a comunicação em contexto escolar, em serviços de saúde (hospitais, centros de saúde e veterinários), em serviços públicos (como Segurança Social, SEF, autarquias ou forças de segurança), na restauração, em transportes, entre outros.
Aceda ao guia de conversação Ucraniano-Português e Português-Ucraniano da Infopédia.
Em destaque
-
Multimédia
Football Manager 26 regressa depois de um ano "lesionado". É para ganhar o campeonato? -
Site do dia
Ondas de 20 metros registadas a partir do espaço funcionam como "mensageiras" de tempestades -
App do dia
Viva a história emocionante de Anne através da resolução de puzzles -
How to TEK
Foi adicionado a um grupo no WhatsApp por alguém que não conhece? Saiba como sair de “mansinho” e reportar
Comentários