O site está disponível com toda a informação desde o início da semana e resulta de uma das novidades da nova Lei das Telecomunicações, que está em vigor desde 14 de novembro. Foi desenvolvido pela Direção-Geral do Consumidor (DGC), em articulação com a ANACOM - Autoridade Nacional de Comunicações e a Apritel - Associação dos Operadores de Comunicações Eletrónicas.
O objetivo é facilitar o processo de cancelamento de contratos de telecomunicações e mudança de operador. Todo o circuito já podia ser feito através dos operadores e recorrendo à Anacom em caso de dificuldades, mas agora a informação e o procedimento estão centralizados nesta plataforma.
Para usar o site é preciso fazer a autenticação com o Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital mas durante o próximo ano deverá também ser possível usar os mesmos dados de login do Portal das Finanças.
O desenvolvimento do site ainda não está completo. Por enquanto é apenas possível fazer a cessação de contratos de comunicações eletrónicas por via de denúncia, devendo as restantes funcionalidades, como a cessação por caducidade ou resolução, serem desenvolvidas até final de setembro de 2023.
Pode aceder ao site em www.cessacaodecontratos.pt.
Em destaque
-
Multimédia
Ingenuity: O que aconteceu ao helicóptero da NASA que superou todas as expetativas e fez história em Marte? -
Site do dia
Consegue adivinhar um filme a partir de uma imagem? Teste os seus conhecimentos em FrameGuess -
App do dia
Fire Emblem Shadows é uma nova aventura de estratégia da Nintendo para smartphones -
How to TEK
Conversas "aborrecidas" com o ChatGPT? Veja como mudar a personalidade do chatbot da OpenAI
Comentários