O canal nasceu para acolher um concurso de sugestões para experiências a serem levadas a cabo no Espaço, propostas por jovens dos 14 aos 18 anos. É-lhes pedido que façam um vídeo de dois minutos a explicar a ideia e o carreguem para o YouTube. O projeto vencedor será executado na Estação Espacial Internacional e transmitido, em direto, através do serviço de partilha de vídeos da Google.

O projeto, chamado YouTube Space Lab, conta com o apoio de parceiros como a Lenovo, NASA, Agência Espacial Europeia (ESA), Agência de Exploração Aerospacial do Japão (JAXA) ou a Agência Espacial Canadiana (CSA), por exemplo.

Os interessados têm até 7 de dezembro para submeter a concurso a sua proposta de experiência mas, à parte disso, o canal criado está também a servir como plataforma de troca de ideias e de aprendizagem, contando mesmo com uma secção denominada “Descubra o Espaço”, a partir da qual é possível assistir a vídeos sobre o tema.

Escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico