Os veículos robóticos não são apanágio exclusivo dos americanos da NASA: a Agência Espacial Europeia também tem os seus. E recentemente invadiram o deserto do Saara perto da fronteira de Marrocos com a Argélia.
O rover SherpaTT - que chegámos a falar - e os mais compactos Mana e Minnie não foram desbravar “terreno virgem”. O local, próximo de Erfoud, já apareceu em filmes como Spectre, The Mummy e até mesmo em Aquaman, além de ser um dos “sítios” preferidos da série Mars, da National Geographic.
Os três veículos robóticos e cerca de 40 engenheiros testaram as capacidades autónomas dos sistemas, em várias vertentes, durante duas semanas. A experiência de levar os robots para Marte está inserida no programa da União Europeia Horizon 2020, mas em Terra - numa primeira fase - é tudo coordenado pelo projeto PERASPERA Ad Astra, que junta vários parceiros como a agência itliana ASI, a alemã DLR ou a espanhola CDTI.
Pode conhecer mais acerca do projeto em www.h2020-peraspera.eu.
Em destaque
-
Multimédia
Ferrari revela interior do seu primeiro modelo elétrico. Design do Luce é criação de Jony Ive -
Site do dia
Atom Animation: a tabela periódica ganha vida em animações hipnotizantes -
App do dia
Salte de teia em teia e acompanhe as aventuras de uma pequena aranha com uma grande missão -
How to TEK
LinkedIn já começou a usar dados dos utilizadores para treinar IA. Veja como desativar
Comentários