
Foi lançado em 2008, como Repositório Científico de Acesso Aberto - RCAAP. O objetivo era divulgar conteúdos científicos de acesso livre que estão dispersos por acervos de diferentes entidades nacionais de ensino superior e outras organizações de I&D. E foi isso que fez.
Ao longo destes 10 anos, o RCAAP conseguiu disponibilizar trabalhos de uma rede de mais de 130 instituições de ensino superior nacionais e artigos de mais de 70 revistas científicas. Entre os conteúdos há comunicações, teses e dissertações que antes se encontravam distribuídos por inúmeros repositórios portugueses.
Nesta década, a produção científica aumentou de forma substancial. Atualmente existem mais de 500 mil documentos em acesso aberto no RCAAP, com o número de downloads a rondar os 10 milhões por ano, em localizações geográficas diversas.
Os 10 anos de aniversário da plataforma são oficialmente assinalados esta segunda-feira, dia 17 de dezembro, com um evento no auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra. Pode aceder ao site através do endereço www.rcaap.pt.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dynasty Warriors: Origins tem ação massiva com milhares de soldados no ecrã -
App do dia
High Seas Hero desafia a sobreviver no alto mar -
Site do dia
Reviva os momentos de Game of Thrones num jogo de estratégia para browser -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários