Em 2019, um estudo publicado pela comunidade Portuguese Women in Tech (PWIT) deu a conhecer que ainda existe uma grande disparidade de género na área da tecnologia. Não obstante, a PWIT revela que o crescimento profissional e de aprendizagem, através de mentoria, é uma das oportunidades mais atrativas para as mulheres em qualquer empresa.

Para lutar contra o "gender gap" e promover o entusiasmo feminino pelo mundo tecnológico, a PWIT, em parceria com com o apoio da Avanade, Mercedes-Benz.io e Worten, lançou um programa de mentoria de cinco meses aberto a 50 recém-licenciadas e jovens estudantes de tecnologia. As candidaturas estão abertas até 15 de março.

A iniciativa quer agir como intermediária entre as jovens e as profissionais da área, que as podem guiar, partilhando a sua experiência e ensinando-as a encontrar a sua “voz” no ruído do mercado de trabalho e a ter uma mentalidade empreendedora e ativa. “Esta é uma oportunidade única para jovens que se queiram preparar para um futuro profissional desafiante e que queiram aprender com algumas das mulheres com mais experiência no ecossistema nacional”, afirma Inês Santos Silva, Co-Fundadora da PWIT.

O programa ligará as jovens às profissionais,8 tendo em conta seus interesses, metas e experiência. Ao longo de cinco meses, mentoras e mentoradas criarão uma relação próxima através de sessões presenciais e online, assim como de dois eventos da comunidade. As interessadas devem ter um background em tecnologia, design e data science, mostrar determinação no que toca ao seu desenvolvimento profissional e ter sentido de compromisso para com a totalidade do programa.

A candidatura ao programa de mentoria pode ser realizada no website do PWIT. Após a seleção das participantes, os eventos de de kick-off a 23 de março na Casa do Impacto, em Lisboa, e a 25 do mesmo mês na Founders Founders, no Porto, dão o início oficial à iniciativa.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.