O Observatório do Alojamento Estudantil  é uma ferramenta que pretende ajudar os alunos e famílias com informação em tempo real de informação validada sobre a oferta de alojamento em cada concelho, mesmo aqueles que têm maior pressão imobiliária. O site está disponível para consulta desde sábado, dia 4 de julho, e monitoriza mensalmente cerca de 150 mil anúncios, com análise de várias fontes de informação.

O tratamento da informação é feita pelo Alfredo, o nome da plataforma de dados,  e baseia-se na recolha, diária, da oferta de alojamento privado, que se traduz neste momento em 13 541 quartos, distribuídos por 163 concelhos e 452 freguesias, explica o Ministério da Ciência e do Ensino Superior. Para complementar a análise da oferta privada, é também apresentada a rede de residências públicas de estudantes, que engloba mais de 15 mil camas.

Os alunos podem procurar por cidade, sendo apresentado um mapa das zonas com indicação dos valores e o número de alojamentos disponíveis, mas também o preço médio de aluguer e gráficos com a evolução dos preços ao longo do tempo.

Estão planeadas novas funcionalidades na plataforma, como a indicação do tipo de quartos disponíveis, com melhor informação sobre os alojamentos, e a disponibilidade em tempo real das vagas nas residências públicas.

O ministério nota que, segundo os dados agregados pela plataforma à data de 1 de julho de 2020, desde outubro de 2019, o preço médio dos quartos desceu 8,3% em Lisboa (de 382 euros para 350 euros), desceu 9,4% no Porto (de 306 euros para 277 euros) e desceu 24,6% em Braga (de 296 euros para 223 euros). A oferta privada de alojamento para estudantes conta com 5.456 quartos em Lisboa, 1.798 no Porto e 296 em Braga.

O Observatório do Alojamento Estudantil é uma iniciativa da área governativa da ciência, tecnologia e ensino superior em parceria com a Alfredo Real Estate Analytics, uma startup portuguesa de Inteligência Artificial e Big Data focada no mercado imobiliário, e conta com a colaboração de Associações de Estudantes e Serviços de Ação Social das Universidades e Instituto Politécnicos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.