O programa é promovido pelo Polo de Inovação Digital AI4PA Portugal EDIH e tem início a 26 de fevereiro, passando por Viseu, Lisboa, Faro, Évora e Porto. O objetivo é capacitar os profissionais da Administração Pública, partilhando ferramentas práticas sobre a transição digital e as novas tecnologias aplicadas aos serviços públicos.

Ao longo do dia de formação estão previstos blocos formativos sobre IA generativa, estratégias digitais e soluções inovadoras para serviços públicos, workshops interativos para a co-criação de serviços públicos baseados em IA, sessões de pitch e networking. Estas sessões permitem a interação com especialistas, empresas tecnológicas e entidades públicas, assim como debates sobre financiamento com informações sobre oportunidades para projetos de digitalização e IA.

Na primeira sessão, marcada para Viseu, o programa conta com a participação de especialistas como Paulo Vale (AMA), Fernando Bação (NOVA-IMS), Miguel Castro Neto (NOVA-IMS), Miguel Dias e Paulo Gaudêncio (ISCTE) e Luís Barbosa (UNU-eGOV). As inscrições para Viseu já estão abertas e podem ser realizadas na página do evento.

Lisboa e Faro já têm datas marcadas para 12 e 26 de março, respetivamente, sendo que em Évora e Porto as sessões vão decorrer em abril e maio.

Todas as sessões são destinadas a dirigentes, técnicos e profissionais do setor público. Segundo os organizadores, este evento "oferece uma oportunidade única de atualização profissional sobre as mais recentes ferramentas e estratégias digitais para a Administração Pública, possibilita a aplicação imediata de casos práticos e estratégias no quotidiano dos participantes e confere um certificado de formação emitido pela NOVA-IMS, ISCTE e UNU-EGOV".

O programa faz parte do AI4PA Portugal EDIH, uma rede colaborativa composta por 19 parceiros, sob a coordenação da Agência para a Modernização Administrativa (AMA). Pode saber mais sobre a iniciativa no site.