A evolução da poluição atmosférica mas também a retoma da atividade industrial e comercial, ou a monitorização do trânsito, fazem parte dos dados que estão a ser compilados no dashboard do Rapid Action coronavirus Earth observation (RACE) e que podem ser vistos online através da consulta de um mapa.

A plataforma combina dados dos satélites de observação com inteligência artificial e resulta de uma colaboração entre a ESA, a Comissão Europeia e o EO, com parceria também de entidades académicas e de empresas que fornecem informação útil para monitorizar as mudanças sociais e económicas que resultam da pandemia da COVID-19 e do desconfinamento que está a ter lugar um pouco por toda a Europa.

As diferentes análises podem ser feitas com base num determinado país ou num indicador, como por exemplo as movimentações comerciais numa cidade, e consultadas num mapa ou numa tabela de dados. A concentração de dióxido de nitrogénio nas principais cidades é também um dos dados relevantes.

O dashboard está a ser enriquecido com mais dados e ainda não há muita informação, sendo que alguns países não têm ainda indicadores, como é o caso de Portugal.

 Para além dos dados europeus há alguma informação que pode ser visualizada a nível global, especialmente a que está relacionada com os níveis de poluição atmosférica.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.