Qual é a probabilidade de um médico ser substituído por um robot? E a de um jardineiro? Os maquinistas de comboios estão condenados à extinção? Os jornalistas vão sobreviver? Agora há um site que responde a estas perguntas.

Criado pela dupla Dimitar Raykov e Mubashar o “Will robots take my job?” – nome que traduzido para português dará algo como “Será que os robots vão ficar com o meu trabalho?” faz contas ao nível de risco de automação e informatização para diferentes profissões.

Além do cálculo das probabilidades, este motor de pesquisa também apresenta informação adicional por exemplo relativa ao número de pessoas empregadas em cada profissão, assim como uma projeção de crescimento dessas mesmas funções para 2024.

tek site jobs dentro

De referir que os resultados projetados são para o mercado dos Estados Unidos, embora se esteja a falar de uma tendência que muito provavelmente vai ser global.

Confirme se as máquinas lhe vão "passar a perna" e ficar com o seu emprego no futuro, a partir do Will robots take my job?

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.