A SELFIE, ou Self-reflection on Effective Learning by Fostering Innovation through Educational technologies, na sigla em inglês, é uma ferramenta online da Comissão Europeia de autoavaliação da utilização das tecnologias no ensino e na aprendizagem. Após um ano de existência os resultados são promissores: a iniciativa conta já com mais de 450.000 estudantes, professores e dirigentes escolares em 45 países.

É uma das 11 iniciativas adotadas pela Comissão Europeia em 2018 no Plano de Ação para a Educação Digital e foi desenhada para facilitar a adaptação dos cidadãos e as instituições de educação europeia à vida e ao trabalho na era digital, tendo em vista o desenvolvimento de competências e aptidões tecnológicas.

SELFIE - Comissão Europeia

Para fazer um ponto de situação da adaptação ao mundo digital, a SELFIE reúne, através de um questionário anónimo, as opiniões da população escolar acerca da forma como as tecnologias estão a ser utilizadas. Com base nas informações recolhidas, a ferramenta gera um relatório dos pontos fortes e fracos, os quais podem ser usados para ajudar uma escola a desenvolver um plano de ação.

De acordo com a Comissão Europeia, em comunicado à imprensa, a SELFIE está constantemente a ser melhorada graças ao feedback dos seus utilizadores. Atualmente a ferramenta online apresenta novas funcionalidades, tal como a possibilidade de comparar resultados anteriores.

Já a pensar no futuro, Bruxelas indica que em 2020 será um ano “em cheio” com o lançamento de uma Massive Open Online Course para ajudar quem ensina a usar melhor as tecnologias.

Além disso, está também prevista para esse ano uma versão da SELFIE direcionada para a aprendizagem vocacional e profissional.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.