
A SELFIE, ou Self-reflection on Effective Learning by Fostering Innovation through Educational technologies, na sigla em inglês, é uma ferramenta online da Comissão Europeia de autoavaliação da utilização das tecnologias no ensino e na aprendizagem. Após um ano de existência os resultados são promissores: a iniciativa conta já com mais de 450.000 estudantes, professores e dirigentes escolares em 45 países.
É uma das 11 iniciativas adotadas pela Comissão Europeia em 2018 no Plano de Ação para a Educação Digital e foi desenhada para facilitar a adaptação dos cidadãos e as instituições de educação europeia à vida e ao trabalho na era digital, tendo em vista o desenvolvimento de competências e aptidões tecnológicas.

Para fazer um ponto de situação da adaptação ao mundo digital, a SELFIE reúne, através de um questionário anónimo, as opiniões da população escolar acerca da forma como as tecnologias estão a ser utilizadas. Com base nas informações recolhidas, a ferramenta gera um relatório dos pontos fortes e fracos, os quais podem ser usados para ajudar uma escola a desenvolver um plano de ação.
De acordo com a Comissão Europeia, em comunicado à imprensa, a SELFIE está constantemente a ser melhorada graças ao feedback dos seus utilizadores. Atualmente a ferramenta online apresenta novas funcionalidades, tal como a possibilidade de comparar resultados anteriores.
Já a pensar no futuro, Bruxelas indica que em 2020 será um ano “em cheio” com o lançamento de uma Massive Open Online Course para ajudar quem ensina a usar melhor as tecnologias.
Além disso, está também prevista para esse ano uma versão da SELFIE direcionada para a aprendizagem vocacional e profissional.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Julien Roux desafia a gravidade a 4.823 metros de altitude numa linha suspensa entre dois balões -
App do dia
E.T.E Chronicle é um jogo de ação de naves e com mechs -
Site do dia
Extensão The Camelizer vai garantir que faz os melhores negócios na Amazon -
How to TEK
Está na altura de comprar um novo portátil? 5 sinais de alerta que não deve ignorar
Comentários