Há mais de 50 anos que as crianças aprendem a programar com a ferramenta Logo, que consiste em fazer uma tartaruga mover-se através de comandos, desenhando imagens que tornam o processo mais simples. Agora é possível aprender a compor música através de um sequenciador, via browser, inspirado nas noções do Logo com mecânicas de pintura. O projeto foi criado ao longo de dois anos pelo engenheiro informático Kyle Stetz.

O turtle.audio tem como objetivo ensinar a programar, por isso será preciso ler os tutoriais para executar algumas funcionalidades, mas facilmente pode-se criar algumas melodias sonoras pintando bolinhas no percurso do sequenciador.

Os utilizadores terão de programar o caminho da tartaruga para que esta circule, criando sons na sua passagem pelas bolinhas assinaladas. As diferentes cores correspondem a sons distintos, os quais pode intercalar para obter variações e ritmos diferentes. Pode inclusivamente desenhar diferentes caminhos e ter várias tartarugas a circular em simultâneo para melodias mais completas. Ao mexer na velocidade e outros filtros do sistema poderá ter diferentes variações melódicas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.