
Se tem um projeto inovador nas áreas da criatividade e inovação na ciência, na tecnologia e nas artes, a Comissão Europeia revelou a iniciativa S+T+ARTS. Dois projetos que se destaquem pela inovação vão ser premiados. As candidaturas decorrem até ao próximo dia 2 de março para o STARTS Prize - Innovation at the Nexus of Science, Technology and the Arts, uma iniciativa em parceria com a consultoria da INOVA+, procurando dinamizar o “casamento” entre a tecnologia e a prática artística.
A iniciativa está aberta a artistas, profissionais criativos, investigadores e empresas em todo o mundo. Os dois prémios têm um valor de 20 mil euros cada. O primeiro é o Prémio Colaboração Inovadora para propostas inovadoras entre a indústria ou tecnologias e os sectores artísticos e criativos que abram caminhos para a inovação. O outro é o Prémio Exploração Artística, para candidatos que optem por investigações artísticas e trabalhos em que a adoção das artes tenham o potencial para influenciar ou alterar o uso, aplicação ou perceção da tecnologia.

Os projetos vão ser avaliados por um júri no início de maio, sendo os vencedores anunciados em junho. Os projetos vão ser expostos entre os dias 7 a 11 de setembro no Ars Electronica Festival, que decorre em Linz, na Áustria, assim como em várias exposições e eventos dos parceiros do consórcio em todo o mundo.
Na edição do ano passado, o projeto Remix el Barrio foi distinguido no STARTS Prize, assim como fabricantes de biomateriais de resíduos de alimentos, que venceram o Prémio Colaboração Inovadora e o Oceanos em Transformação, com o Prémio Exploração Artística.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
TUGA quer explorar a mobilidade como serviço por terra (e também pelo ar?) -
App do dia
DuckDuckGo tem uma nova ferramenta para conversar de maneira privada com chatbots de IA -
Site do dia
Phase é uma plataforma gratuita que ajuda designers a criar animações simples -
How to TEK
Como partilhar facilmente uma palavra-passe com um familiar próximo através do smartphone?
Comentários