Se tem um projeto inovador nas áreas da criatividade e inovação na ciência, na tecnologia e nas artes, a Comissão Europeia revelou a iniciativa S+T+ARTS. Dois projetos que se destaquem pela inovação vão ser premiados. As candidaturas decorrem até ao próximo dia 2 de março para o STARTS Prize - Innovation at the Nexus of Science, Technology and the Arts, uma iniciativa em parceria com a consultoria da INOVA+, procurando dinamizar o “casamento” entre a tecnologia e a prática artística.

A iniciativa está aberta a artistas, profissionais criativos, investigadores e empresas em todo o mundo. Os dois prémios têm um valor de 20 mil euros cada. O primeiro é o Prémio Colaboração Inovadora para propostas inovadoras entre a indústria ou tecnologias e os sectores artísticos e criativos que abram caminhos para a inovação. O outro é o Prémio Exploração Artística, para candidatos que optem por investigações artísticas e trabalhos em que a adoção das artes tenham o potencial para influenciar ou alterar o uso, aplicação ou perceção da tecnologia.

site do dia S+T+ARTS

Os projetos vão ser avaliados por um júri no início de maio, sendo os vencedores anunciados em junho. Os projetos vão ser expostos entre os dias 7 a 11 de setembro no Ars Electronica Festival, que decorre em Linz, na Áustria, assim como em várias exposições e eventos dos parceiros do consórcio em todo o mundo.

Na edição do ano passado, o projeto Remix el Barrio foi distinguido no STARTS Prize, assim como fabricantes de biomateriais de resíduos de alimentos, que venceram o Prémio Colaboração Inovadora e o Oceanos em Transformação, com o Prémio Exploração Artística.