"Descubra o seu talento, a sua jornada e a sua escolha". É este o mote da European Vocational Skills Week 2020 (EVSW 2020), 100% digital e que termina esta sexta-feira, 13 de novembro. Com o tema "Vocational Education and Training for Green and Digital Transitions", a edição de 2020 incentiva a descoberta de talentos e o desenvolvimento de competências de acordo com as necessidades do mercado de trabalho, através do ensino profissional.

Em linha com uma das prioridades da Comissão Europeia (CE) de tornar a Europa mais verde, a semana tem como foco a formação profissional em prol das transições verdes e digitais. No âmbito da EVSW 2020, organizações locais, regionais e nacionais da União Europeia, e não só, estão, a organizar eventos e atividades virtuais, destacando os benefícios deste tipo de formação. Em comunicado, a CE garante que mais de 781 eventos e atividades associadas já foram registados em 38 países, alcançando mais de 1,6 milhões de pessoas.

De que forma é que pode fazer parte da iniciativa? Ao organizar ou fazer parte de um evento ou de uma atividade, ao votar nos nomeados do VET Excellence Awards ou partilhando a sua história em relação à formação profissional.

European Vocational Skills Week 2020

Apesar de a semana decorrer apenas entre 9 e 13 de novembro, qualquer evento que promova a formação profissional entre março e dezembro deste ano pode tornar-se um parceiro oficial da EVSW 2020. Para isso, basta enviar a sua candidatura. Desta forma, pode aumentar a consciencialização das pessoas sobre os benefícios desta formação e também a visibilidade da sua organização, já que as iniciativas são compiladas na plataforma da EVSW 2020.

Portugal encontra-se no top 10 dos países que mais eventos e atividades tem promovido desde março, com 41, enquanto a Espanha lidera, tendo já realizado 106. A iniciativa conta ainda com 28 embaixadores, escolhidos pela Comissão, que representam 25 países. Teresa Damásio, CEO do Grupo ENSINU, um conjunto de organizações empresariais dedicadas à educação e ao ensino de todos os níveis e graus, é a única portuguesa do conjunto de personalidades.

A 5º edição da iniciativa conta com a parceria do Ministério Federal Alemão de Educação e Investigação.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.