
A sonolência é uma das principais causas de acidentes em Portugal e esta foi a motivação para o desenvolvimento do AUTOMOTIVE – AUTOmatic multimodal drowsiness detecTion for smart VEhicles.
O projeto foca-se no estudo e desenvolvimento de metodologias para monitorização do condutor, com particular ênfase na deteção de fadiga e sonolência, usando sensores no volante.
Está centrado no condutor e usa várias fontes de informação, como vídeo ou sinais fisiológicos, que aprendem os padrões pessoais únicos de cada condutor, para deteções cada vez mais precisas.
Desenvolvida por um grupo de investigadores, que reuniu o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), a CARDIOID Technologies e a Cooperativa de Formação e Animação Cultural (COFAC), a tecnologia AUTOMOTIVE vai ser aplicada, inicialmente, em frotas de veículos pesados, mas espera-se que seja também integrada em veículos ligeiros de passageiros.
O projeto, que foi financiado pela União Europeia e por fundos públicos nacionais em cerca de 250 mil euros, tem mais pormenores revelados na página www.inesctec.pt/en/projects/automotive.
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