O termo "Covid-19", que significa doença por Coronavírus 2019, deixou de ser um termo que só os profissionais de saúde conhecem. Mas, a verdade, é que a desinformação sobre o Coronavírus, cuja dimensão já foi considerada uma pandemia, é uma realidade. Também a pensar nisto, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) lançaram uma plataforma online dedicada inteiramente ao SARS-CoV-2, designação do vírus, que responde a perguntas como o que é o novo Coronavírus e de que forma a população se pode proteger. Desta forma, ajudar a combater este problema de saúde pública torna-se mais fácil.

Devido à elevada quantidade de informação partilhada nas redes sociais e na própria comunicação social, pode ser difícil reter o que mais importa. No entanto, neste site, a SPMS, a Direção-Geral da Saúde e o Serviço Nacional de Saúde fazem uma compilação de informações oficiais e fidedignas.

Site desenvolvido pelo Ministério da Saúde sobre o Covid-19

O ponto de situação atual em Portugal, ilustrado com infografias, é constantemente atualizado e permite uma melhor perceção do problema a nível nacional. Até ao momento, e de acordo com a informação disponibilizada, existem 112 casos confirmados no país, não havendo registos de mortes. Quanto aos casos recuperados, ainda só existe um, numa altura em que foram identificados mais de 1.000 suspeitos.

Esclarecendo o que é o novo Coronavírus, a plataforma explica que foi identificado pela primeira vez em dezembro de 2019 na China, na cidade de Wuhan, com este novo agente a nunca ter sido identificado anteriormente em seres humanos. A fonte da infeção, essa, também ainda é desconhecida.

DeepMind da Google quer ajudar os cientistas a encontrar uma cura para a COVID-19 através de IA
DeepMind da Google quer ajudar os cientistas a encontrar uma cura para a COVID-19 através de IA
Ver artigo

Mas o site disponibiliza também informação sobre outras perguntas frequentes, relacionadas com viagens, medidas de prevenção, transmissão da doença e testes e tratamentos. Em atualização permanente, a plataforma junta ainda vários documentos importantes, como comunicados, despachos e orientações.

A pensar em todos, o site também dá a conhecer materiais de divulgação para profissionais de saúde, comunidade escolar e câmaras municipais. Agentes de proteção civil, embaixadas, instituições de ensino superior e de hotelaria e IPSS também estão incluídos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.