O projeto Track This foi desenvolvido com a Mozilla para promover o Firefox Quantum mas o modelo funciona em qualquer browser: ao usar o site pode escolher uma de quatro personalidades disponíveis, e, consoante a escolha, vai abrir 100 tabs no browser que se ajustam a este perfil.

Influenciador, hypebeast, podre de rico ou um crente do fim do mundo são as opções disponíveis para "vestir" em novas personalidades e abrir as 100 tabs pode demorar um bocadinho, mas vai levá-lo a uma aventura de novos caminhos a explorar.

Track This

Um post no blog da Mozilla explica que os anúncios direcionados estão cada vez mais "especializados" e que recolhem informação sem pedir autorização. A Fundação introduziu há algumas semanas um modo de proteção adicional no Firefox Quantum mas agora decidiu lançar esta experiência para mostrar o impacto desta prática dos anunciantes.

Através do Track This os utilizadores podem verificar a forma como o seu histórico de navegação influencia os anúncios que lhe são mostrados, usando a informação dos cookies guardados no computador ou no smartphone.

O site oferece uma nova forma de se manter incógnito, baralhando os anunciantes com demasiada informação, e mesmo que funcione só durante algum tempo pode ser uma boa forma de se "esconder" dos anúncios do costume.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.