
O projeto Track This foi desenvolvido com a Mozilla para promover o Firefox Quantum mas o modelo funciona em qualquer browser: ao usar o site pode escolher uma de quatro personalidades disponíveis, e, consoante a escolha, vai abrir 100 tabs no browser que se ajustam a este perfil.
Influenciador, hypebeast, podre de rico ou um crente do fim do mundo são as opções disponíveis para "vestir" em novas personalidades e abrir as 100 tabs pode demorar um bocadinho, mas vai levá-lo a uma aventura de novos caminhos a explorar.
Um post no blog da Mozilla explica que os anúncios direcionados estão cada vez mais "especializados" e que recolhem informação sem pedir autorização. A Fundação introduziu há algumas semanas um modo de proteção adicional no Firefox Quantum mas agora decidiu lançar esta experiência para mostrar o impacto desta prática dos anunciantes.
Através do Track This os utilizadores podem verificar a forma como o seu histórico de navegação influencia os anúncios que lhe são mostrados, usando a informação dos cookies guardados no computador ou no smartphone.
O site oferece uma nova forma de se manter incógnito, baralhando os anunciantes com demasiada informação, e mesmo que funcione só durante algum tempo pode ser uma boa forma de se "esconder" dos anúncios do costume.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
App do dia
Aprecia smoothies? Nesta app tem mais de 500 receitas saudáveis (e gratuitas) -
Site do dia
Centro europeu quer abrir a "caixa negra" dos algoritmos para maior transparência -
Montra TeK
8 leitores de eBooks para ler livros digitais confortavelmente em qualquer lugar -
How to TEK
Tem um smartphone Android? Saiba como criar atalhos para as apps que mais usa
Comentários