Já são mais de 8 mil milhões de pessoas a habitar o planeta Terra, um número que foi atingido ontem e que concretiza um marco antecipado pelas Nações Unidas, face ao crescimento rápido da população que resulta de melhorias na saúde, nutrição, higiene e cuidados médicos.

As Nações Unidas prepararam um site onde avaliam este acontecimento, no "dia dos 8 mil milhões" e explicam como a população global passou de 7 mil milhões a 8 mil milhões em apenas 12 anos, indicando que até 2037 deverá ser atingido o marco de 9 mil milhões e que em 2050 o valor deve chegar aos 10 mil milhões.

10 mil milhões em 2058
créditos: nações unidas
"Este marco é uma ocasião para celebrar a diversidade e os avanços enquanto consideramos a responsabilidade partilhada da humanidade pelo planeta", defende António Guterres, sevretário geral das Nações Unidas.

No site pode explorar os vários vídeos e os relatórios das Nações Unidas, assim como recursos de investigadores sobre a forma como o planeta pode ou não suportar este crescimento populacional e o impacto que isso tem.

O site "Dia dos 8 mil milhões" (Day of 8 Billion em inglês) aborda ainda as perspetivas de evolução até 2100 e faz a ligação ao Fundo da população das Nações Unidas para o mapa e o relógio que assinala a evolução da população.

Há ainda uma campanha que desenvolveu 800 imagens digitais que estão a ser vendidas como NFTs e que foram criadas por Cecilie Waagner Falkenstrom utilizando algoritmos de inteligência artificial para reconhecer padrões em milhares de imagens do arquivo da UNFPA.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.