O Verão está a chegar e, para muitos, esta é a altura ideal para marcar férias. As restrições associadas à pandemia de COVID-19 começam a aligeirar e, na Europa, o Passaporte Verde que vai permitir a livre circulaçãofunciona em sete países. Mas se é um apaixonado por viagens que prefere esperar mais um pouco até começar novamente a aventurar-se pelo mundo, há uma plataforma online criada a pensar em si.

Através da VidEarth pode “saltar” de cidade em cidade a partir do conforto da sua casa. Ao contrário de plataformas como, por exemplo, o Google Earth, a VidEarth dá-lhe a possibilidade de se embrenhar numa experiência imersiva com vídeos captados na primeira pessoa.

Clique nas imagens para descobrir mais detalhes sobre a VidEarth

Para partir à aventura basta clicar num dos pontos azuis apresentados que correspondem a uma cidade num determinado país do mundo. A partir daí é possível assumir o papel de turista virtual e experienciar as paisagens e os sons do local selecionado num vídeo contínuo.

Para uma experiência mais realista, não há a possibilidade de “pular” ou recuar no vídeo. O espírito é fazer mesmo com que o utilizador se sinta como se estivesse no local em tempo quase real.

Mas não é tudo: a VidEarth faz parte de um website chamado VirtualVacation, ou “férias virtuais” em português, que lhe dá ainda mais oportunidades de explorar o mundo através da “magia” da Internet: de passeios a pé a viagens de carro, passando por experiências na primeira pessoa em alguns dos monumentos mais famosos do mundo.

Clique nas imagens para descobrir o que pode fazer em VirtualVacation

Na VirtualVacation há também espaço para um jogo divertido que promete pôr à prova as suas capacidades de observação e que o coloca a adivinhar diversas cidades ao estilo do popular GeoGuessr.

Os criadores do VirtualVacation explicam que o website foi desenvolvido durante o período de confinamento para ajudar os internautas em casa a experienciar as maravilhas do mundo sem colocarem em risco a sua saúde e a de outras pessoas.

Até à data, o website conta com vídeos de mais de 50 países e os criadores esperam alcançar um dia a marca das 195 nações que compõem o mundo. Quer viva ou não num lugar paradisíaco, sempre pode contribuir para o projeto e dar a conhecer a mais pessoas como é passear pelo local onde vive. Todos os interessados em submeter vídeos podem preencher o formulário necessário.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.