A Internet está repleta de websites com enciclopédias, teorias, sinopses, imagens, vídeos ou locais de discussão sobre a série televisiva Game of Thrones, baseado na obra de George R. R. Martin. Mas provavelmente não saberá quais as interações que determinada personagem teve com outra, ou quantas vezes se cruzaram, quantas palavras debitaram e que tipo de frases disseram. E por fim, os termos mais utilizados, por cada temporada da famosa série televisiva. É nesse sentido que entra o website Wind and Words.

O trabalho da Impossible Bureau é uma experiência audiovisual, que se destaca sobretudo pela sua interface refinada e peculiar. Os utilizadores navegam com o rato e cursor nos diversos campos do website, sem nunca perder o rumo com tanta informação. Dessa forma, é possível ver rapidamente quais as palavras proferidas pelas personagens, o seu estado de espírito e as interações entre si.

O experimento foi lançado em 2016, mas ainda é considerada uma beta, com os autores a introduzirem novas funcionalidades e a elevarem o projeto além daquilo que foi pensado originalmente. O objetivo do projeto é demonstrar como a quantidade excessiva de informação pode ser arrumada para ser consultada de forma simples, divertida e de uma forma agradável de navegação. A série de TV A Guerra dos Tronos pareceu um bom exemplo para a empresa colocar em prática as ferramentas.

O website contém uma base de dados com mais de 300 personagens, recolhidas no Wiki da série, e milhares de diálogos e interações feitas entre si. Os autores do projeto explicam todo o processo de produção do website, incluindo a criação de uma ferramenta para gravar todos os diálogos dos episódios… A oitava e derradeira temporada da série arranca no dia 14 de abril.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.