Devido às medidas de isolamento de contenção à pandemia de COVID-19, as comemorações tradicionais da Passagem do Ano não podem ser feitas na rua, em concertos e festas com os amigos e familiares. Terá de ser em casa, de forma limitada, muito provavelmente com o pijama vestido. Mas isso não deverá impedir que se festeje a entrada no novo ano, com o desejo coletivo de que seja bem melhor que 2020, de preferência com a vitória sobre a terrível doença.

Para ajudar a animar o réveillon em casa, existem diversas iniciativas propostas por organizações, artistas e autarquias que pode assistir, uns de forma gratuita, outras através de bilhetes digitais para aceder aos espetáculos. O SAPO TEK compilou algumas dessas propostas que pode escolher assistir, mas lembre-se que pode sempre ligar-se online à família com algumas soluções que partilhámos aqui.

Veja na galeria os cartazes dos espetáculos deste final de ano:

NACIONAIS

Final Feliz – Convém Porto
Onde assistir: Instragram
Preço: Gratuito

Bem diferente da festa do ano passado, que juntou quase mil pessoas na antiga Casa Moura, frente ao Douro, a organização aliou-se à loja de conveniência ao domicílio Convém (que vai continuar a fazer entregas neste dia 31) para a realização de um evento online. Este vai ser transmitido no Instagram em direto e de forma gratuita, contando com muita música assegurada pelos DJs Diogo Ribas e Leozinho. A festa Final Feliz by Convém promete ainda surpresas para os espetadores mais atentos, com prémios entregues em casa. A festa começa às 23h00 e prolonga-se até às 2h00 do novo ano.

Passagem do ano 2019-2021
Onde assistir: Website oficial
Preço: 9-12 euros

O artista Deejay Kamala, com o apoio da Sagres, está a organizar uma passagem do ano com o sugestivo nome 2019-2021, como que a apagar por completo o ano 2020 da memória. O cartaz do espetáculo inclui muitos artistas conhecidos, incluindo Aurea, Blaya, Virgul, Fernando Daniel, HMB, Diego Miranda, Djeff, NBC e I Love Baile Funk. E parte das receitas pretende reverter para a União Audiovisual, que apoia os elementos do staff dos espetáculos, que “invisíveis” têm sofrido as consequências da falta de eventos durante o ano.

O evento tem ainda um espaço alternativo, o Palco Fuse, dedicado a música eletrónica, caso queira uma “batida” diferente para a noite. Aqui vão passar também os artistas para entrevistas durante as mudanças de atuação. Pode adquirir os bilhetes no Eticket.

Festa de Fim de Ano de Coimbra
Onde assistir: Redes sociais do Município de Coimbra
Preço: Gratuito

A partir das 21h30 pode assistir a um concerto com 12 bandas, incluindo os àCapella, Anaquim, Birds Are Indie, Brigada Victor Jara, Diabo a Sete, Pensão Flor, Animais, Macadame, Fado ao Centro, Cordis, A Velha Capital e Os Quatro e Meia; e os DJs naturais de Coimbra: Bad Monkeyz, Club Banditz, Myro & Faiu, Pedro Carrilho e Rui Tomé. Quando der as 12 badaladas para o início do novo ano, vai haver um espetáculo de fogo-de-artifício com 21 pontos de disparo, de cada junta de freguesia do concelho.

Que afastados estejamos juntos – Sines
Onde assistir: Redes sociais do Município de Sines
Preço: Gratuito

O Município de Sines gravou um espetáculo com artistas da região, sem público, no auditório do Centro de Artes de Sines, que será transmitido a partir das 21h30 nas suas redes sociais e plataformas da Rádio Sines. Os artistas escolhidos têm ligação a Sines e ao Alentejo Litoral, e incluem o Coral Atlântico Juvenil e o Coral Atlântico adulto (dirigidos pelo maestro Fernando Malão), Armando Casal, Joana Luz, Acordeão Fadista, Jorge Ganhão, O Bloco do Pintassilgo, Tanto Mar, Falando Cavaco, André Baptista, Sátira, Skalabá Tuka e Intrujas.

INTERNACIONAIS

Jean Michel-Jarre – Welcome to the Other Side
Onde assistir: YouTube, Facebook, Twitter
Preço: gratuito

“Diretamente” de Notre-Dame em Paris, o conhecido compositor de música eletrónica Jean Michel-Jarre vai dar um espetáculo ao vivo com o patrocínio da UNESCO. O concerto, que conta com o apoio tecnológico da startup francesa VRrOOm especialista em realidade virtual, pretende oferecer uma experiência num ambiente virtual que pretende retratar a famosa catedral. Welcome to the Other Side pretende ser um concerto único e exclusivo, de acesso gratuito a nível mundial, para celebrar a passagem de ano numa forma festiva e futurística, numa mensagem de esperança para 2021. O concerto começa às 22h25 (hora de Lisboa).

Rave to the Moon
Onde assistir: website oficial
Preço: gratuito

Apresentado pelo especialista beatbox SK Shlomo, a festa de final do ano Rave to the Moon pretende igualmente ajudar causas sociais e a recolha de fundos para os mais necessitados. O concerto é gratuito, ainda que necessite de um registo no seu site oficial, e tem uma componente interativa: mil “ravers” vão poder juntar-se à sala de Zoom criada e que será projetada numa video hall gigante, juntamente com o alinhamento de DJs previstos para o espetáculo.

Os interessados em contribuir para a causa podem deixar donativos. No alinhamento constam nomes como Felix Buxton, metade do duo Basement Jaxx, com a voz de Vila, DJs e produtores tais como Mr Scruff, Ellie Prohan, Emily Dust e DJ Yoda, e também Nitin Sawhney e House Gospel Choir.

O conceito do espetáculo, conforme descrito no website, é que a totalidade dos espetadores a assistir, e de preferência a dançar, se consiga chegar aos 500 milhões de passos que fazem a distância da Terra e a Lua, daí o nome. O evento começa às 20h00 e prolonga-se até à 1h00 do novo ano.

Patti Smith – concerto em Piccadilly Circus
Onde assistir: YouTube
Preço: gratuito

A famosa cantora e poetisa punk, Patti Smith, vai tomar literalmente de assalto os ecrãs gigantes de Piccadilly Circus em Londres para um espetáculo ao vivo à meia-noite, nesta passagem do ano. O concerto vai ser dedicado às vítimas de COVID-19 e a todos os funcionários do Serviço Nacional de Saúde que têm prestado ajuda aos doentes da doença. Na sua atuação vai ler um poema dedicado à campanha ambiental de Greta Thunberg, que em janeiro vai fazer 18 anos.

VNYE - Times Square – Nova Iorque
Onde assistir: VNYE.com
Preço: gratuito

Mesmo numa época de pandemia, Nova Iorque tinha de arranjar forma de largar a bola em Times Square, naquela que é uma das tradições mais conhecidas do mundo da passagem de ano. No local físico, apenas um grupo restrito vai ter acesso à festa, com todo o distanciamento social requerido, mas tudo vai ser transmitido ao vivo, a partir das 23h00 na hora de Lisboa. Na lista de atuações conte com Gloria Gaynor, que cantará I will survive, Andra Day, Anitta, Pitbull, Jennifer Lopez, Billy Porter, Cyndi Lauper e Jimmie Allen.

KISS 2020 Goodbye
Onde assistir: Kiss Online
Preço: 40 dólares

Para os fãs da mítica banda Kiss, a banda de Demon, Starchild, Spaceman e Catman vão dar um concerto ao vivo, diretamente do Atlantis Dubai, naquele que pretende ser o maior concerto do ano, repleto de pirotécnica. O concerto começa às 21h00, mas a pré-produção pode ser acedida gratuitamente antes disso. O concerto foi filmado com mais de 50 câmaras e visões a 360 graus, de forma aos espetadores terem total controlo da perspetiva com que querem assistir.

NYE Live with Justin Bieber
Onde assistir: Moment House
Preço: 25 euros

Ausente dos palcos desde 2017, os fãs de Justin Bieber vão ter uma oportunidade de assistir a um concerto ao vivo de ano novo, numa parceria com a T-Mobile. O concerto começa às 3:15 da manhã (hora de Lisboa), mas será reproduzido em mais dois horários no dia 1. O concerto conta com o cantor acompanhado de uma banda de cinco elementos e dançarinos. O palco terá lugar num local icónico surpresa.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.