São mais uma “encarnação” da inteligência artificial nos equipamentos de eletrónica de consumo. E são uma forma muito interessante de fazemos mais e mais depressa com o nosso smartphone, apesar de muitos utilizadores nem sequer se lembrarem que têm um recurso deste género à sua disposição.

Estamos a falar das assistentes pessoais dos terminais móveis. As mesmas que são responsáveis pelos momentos em que falamos com o smartphone sem que esteja alguém do outro lado, exatamente. O propósito é dar mil e uma ordens ao terminal, que está equipado com um sistema e/ou software que entende essas indicações e faz exatamente o que lhe é pedido.

É verdade que nem sempre isso acontece de forma eficaz (e que nem todos os assistentes deste género estão disponíveis em português de Portugal), mas, regra-geral, esta é uma funcionalidade que está bastante avançada em praticamente todos os smartphones (e até em tablets).

Clique nas imagens e veja o que as assistentes virtuais podem fazer por si

E relembramos que estes recursos são realidade nos terminais móveis há já vários anos e gerações, apesar de estarem hoje num nível bem mais avançado do que há um ou dois anos, por exemplo, visto que houve um salto considerável no desenvolvimento destas tecnologias.

É o caso da Assistente Google e também da Siri, as assistentes virtuais instalados nos smartphones Android e nos equipamentos da Apple, respetivamente. No primeiro caso, aproveitando da melhor forma o ecossistema Google, as possibilidades, funcionalidades e recursos são imensos, como já sabemos.

Com um sistema de notificações incrível (desde que o sistema esteja bem personalizado pelo utilizador), comandos em quantidade e qualidade e muitas novas funcionalidades a serem adicionadas a cada dia que passa. Até no check-in e gestão de voos, por exemplo!

Já a Siri dispensa apresentações, pois já “cá” anda há bastante tempo e há várias gerações do iPhone. Contudo, apesar de estar disponível desde a versão 5 do iOS (do tempo dos iPhones 4S!), o assistente ainda não está disponível em português de Portugal (tal como acontece com o Assistente Google).

Também neste caso existe todo um universo de recursos e funcionalidades que podem ser ativadas por voz ficando a pressionar o botão Home do iPhone. Aliás, a mais recente atualização do iOS “aproveitou” para trazer muitas novidades a este nível, também. E a marca da maçã não para de investir neste campo, ao que parece.

Num plano menos destacado, contudo, está a Bixby, a assistente pessoal virtual dos smartphones da Samsung, marca que está no topo das vendas de terminais móveis em Portugal, como sabemos. E dizemos que está menos destacado apenas porque parece-nos estar um patamar abaixo dos seus concorrentes diretos referidos acima.

Nada que o impeça de proporcionar uma experiência muito positiva, pelo que já tivemos oportunidade de experimentar. Aliás, além de ir já na segunda geração da tecnologia, a Bixby prepara-se para receber uma novidade.

Ou melhor, a novidade está no botão físico que integra os topos de gama da Samsung: este botão vai poder ser configurado para abrir qualquer outra app ou funcionalidade no smartphone, além de evocar o assistente pessoal em causa.

Se ainda não percebeu bem para que serve isto tipo de tecnologia, fique a saber que a lista de possibilidades é infindável, desde ordenar simples pesquisas no web até gerir o modo como podemos interagir com as colunas de som que também incluem assistente pessoais. Está tudo na galeria mais acima neste artigo.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.