Reflexo das suas responsabilidades políticas, a União Europeia desdobra-se em inúmeras actividades, de abrangência e objectivos diversos, nem sempre fáceis de acompanhar, tal o volume resultante.

Algumas (ou mesmo muitas) dessas iniciativas têm uma versão online correspondente, onde se explica o seu propósito e se promovem os seus objectivos. Sugerimos-lhe que conheça cinco dos mais recentes projectos europeus disponibilizados na Internet, e onde constam desde uma investigação para prever futuras crises a um mapa de poluição em tempo real.

Chama-se Forecasting Financial Crises e é promovido pela Comissão Europeia com o objectivo de, tal como o nome indica, prever crises financeiras. Através deste projecto pretende-se desenvolver novos indicadores de risco sistémico que sinalizem aos Governos e banqueiros uma potencial crise financeira, logo nas suas primeiras fases.

A iniciativa reúne investigadores universitários de Itália, Espanha, Suíça e Reino Unido e peritos da Yahoo! e do Banco Central Europeu que irão analisar de que modo as instituições financeiras estão expostas a riscos sistémicos, considerando os seus sistemas digitais de informação e de transacção altamente complexos e interligados.

Com base numa nova abordagem de investigação pluridisciplinar, o projecto analisará o sistema de transacções financeiras electrónicas, juntamente com buscas na Internet, para acompanhar a evolução da acumulação de riscos no sistema financeiro e na economia em geral, explica a Comissão.

[caption][/caption]

Um outro projecto de investigação financiado pela União Europeia é o Intamap, que já permite a consulta online de mapas em tempo real da poluição do ar, dos solos e da água, possibilitando uma resposta mais rápida e adequada perante esta problemática.

Este projecto desenvolveu um software de especificações abertas para elaborar mapas de contornos que mostram, não só a localização exacta das áreas poluídas como ilustram de onde vem e para onde se dirige a poluição.

[caption][/caption]

Essa informação permite às autoridades públicas uma resposta mais rápida e adequada para resolver os problemas de poluição, permitindo simultaneamente aos cidadãos evitá-la.
Investigadores da Áustria, Bélgica, Alemanha, Grécia, Países Baixos e Reino Unido participaram neste projecto, que recebeu cerca de 1,8 milhões de euros de financiamento da UE.

Já a União da Inovação estabelece uma abordagem estratégica em matéria de inovação. Traduzido por miúdos, o objectivo é usar a inovação para transformar ideias em áreas com a das alterações climáticas, a energia e a segurança alimentar, a saúde e o envelhecimento da população.

Com este propósito, a CE quer utilizar a intervenção do sector público para estimular o sector privado e eliminar estrangulamentos que impedem que as ideias cheguem ao mercado.
Dentro desta iniciativa estão medidas como a intensificação das actividades de investigação já em curso; o lançamento de um programa de investigação sobre o sector público e a inovação social e um painel-piloto de avaliação do sector público europeu, em 2011.

A Comissão Europeia lançou também recentemente o Youth on the Move, um programa integrado na estratégia "Europa 2020", através do qual se pretende ajudar os jovens europeus a adquirir conhecimentos, competências e experiência necessários para conseguir o seu primeiro emprego.

[caption][/caption]

A iniciativa propõe 28 medidas essenciais para adequar melhor os sistemas de ensino e de formação às necessidades dos jovens e a incentivar um maior número desses jovens a tirar partido das vantagens oferecidas na UE para estudar noutro país.

Por último fica uma iniciativa já mencionada no TeK, como sugestão de Site do Dia, o CASPAR - Cultural, Artistic and Scientific knowledge for Preservation, Access and Retrieval, um projecto através do qual foi desenvolvido um conjunto de ferramentas de código aberto que permitem preservar as memórias digitais na europa, arquivando a informação e garantindo detalhe.

Financiado pela União Europeia, o CASPAR responde a uma vasta gama de questões relacionadas com a preservação de informação digitalmente codificada e o modo como poderá ser utilizada no futuro.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.