Com um smartphone no bolso ou um tablet na mochila, qualquer um deles assistidos por uma ligação de internet móvel, já não há desculpas para quando as suas deslocações no seio das grandes cidades terminam da pior forma, com enganos no caminho, precipitações várias e um grande atraso para a reunião mais importante da semana...

É que existem hoje várias apps móveis gratuitas, umas mais internacionais e outras mais locais, que lhe facilitam a vida na hora de encontrar tudo o que quiser na cidade em que se movimenta: o percurso de carro mais direto, a rota de bicicleta menos exigente fisicamente ou o traçado pedestre mais eficaz.

Mais do que isso, acertar à primeira na busca pelo transporte público certo e no horário mais indicado é assim mais simples, sendo que, da mesma forma, localizar com sucesso qualquer ponto de interesse é praticamente garantido, dada a vasta quantidade de informação que as apps móveis do género incluem e colocam à sua disposição em meros segundos.

Mas, em termos práticos, o que significa tudo isto e qual a verdadeira utilidade deste tipo de aplicações? A resposta é simples: tal como muitas outras “peças” de tecnologia atuais, o propósito é facilitar-lhe a vida nas deslocações nos grandes centros urbanos. Tal como antes fazia um mapa impresso, hoje basta recorrer a uma destas apps para smartphone e preencher o campo de pesquisa.

Conseguem num ápice encontrar tudo o que procura, a forma de lá chegar, quanto vai custar a “viagem” e ainda as recomendações deixadas por todos os utilizadores que passaram pela mesma experiência e resolveram partilhá-la com o próximo. Além disso, o sistema de notificações que já conhecemos das apps móveis dão apoio a estes recursos, informando-o em tempo real do que se passa e sempre que surge um imprevisto ou algo que fuja à normalidade, de certa forma.

Das aplicações mais centradas num meio de transporte em particular – como é um excelente exemplo a Horizontal, já disponível em Lisboa e Bruxelas, que permite calcular os percursos de bicicleta menos inclinados e cuja apresentação oficial tivemos oportunidade de presenciar – às opções mais completas e gerais como o Google Maps, por exemplo, há muitas formas de não perder o Norte nas grandes cidades, principalmente Lisboa, Porto e Coimbra. Espreite as sugestões seguintes, chegue sempre a tempo ao seu destino e… explore!

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.