Quando procura por uma capa para smartphone ou por um banal acessório para drones nos sites de compra a partir da China, é muito normal encontrarmos produtos cuja origem é a impressão 3D. Este é um exemplo muito “ligeiro” do que já se pode fazer se tivermos uma impressora do género em casa.

Contudo, a impressão 3D é hoje um universo vasto, revolucionário e poderoso. Sabia que objetos impressos a três dimensões podem salvar vida humanas? E que há casas impressas em 3D que socorrem quem não tem meios para ter um lar? E que até automóveis e motas impressos em 3D estão no caminho certo para serem produtos finais e comercializáveis?

É tudo verdade, como por muitas vezes temos feito referência aqui pelo SAPO TeK. As impressoras 3D estão a revelar-se uma ferramenta fantástica pelos resultados práticos alcançados e também pelas perspetivas futuras que estão a alinhavar. Espreite a galeria abaixo, estão lá grandes exemplos disso mesmo.

É um facto que há novos “ramos” da tecnologia a surgirem todos os dias, componentes de foguetões que recorrem à tecnologia 3D na produção, substitutos de órgãos humanos e até casos em que as motivações dos objetos impressos podem não ser as melhores…

Os casos acima são importantes, pois espelham alguns dos projetos mais complexos criados com recurso às tecnologias de impressão 3D, mas muitos outros existem e surgem todos os dias. O que podemos hoje encontrar será apenas a “ponta do iceberg” face ao que o futuro nos trará neste campo da ciência e tecnologia.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.