Se está sempre a perder o link daquele site importante ou o endereço do restaurante em Viena onde quer voltar um dia destes, então vale a pena pensar em arranjar um bloco de notas que nunca se perca, e nada melhor do que tê-lo online. A menos que também se costume esquecer dos dados de nome de utilizador e password, mas isso já é matéria para outra sugestão…

Não é certamente coincidência que a Google e a Microsoft tenham serviços de blocos de notas online, embora lançados com bastante distância no tempo. O Google Notebook já existe desde 2007, enquanto o Thumbtack da Microsoft acaba de ser lançado. Mas a concorrência não se fica por aqui e há ainda outros serviços, que têm o mesmo objectivo.

O Bloco de notas do Google permite tomar notas e fazer clips de textos enquanto está a navegar na Internet. Diferente do Google Bookmarks, um concorrente mais directo do Del.icio.us, o Bloco de Notas funciona como espaço de trabalho e pode ser partilhado.

O serviço está em português e é acessível de forma rápida a qualquer utilizador com uma conta do Google e pode ser usado no computador ou no telemóvel.

Para planear uma viagem ou uma festa de amigos pode ser útil a opção de partilha, mas, mais uma vez, todos têm de ter uma Conta do Google…

As funcionalidades são ainda estendidas se optar por instalar a extensão no browser, que adiciona opções ao menu da aplicação e novas funcionalidades ao botão direito do rato, como o “Note This”. Esta extensão só está disponível para Internet Explorer 6 e Firefox 1.5 ou superior. As extensões do Internet Explorer 7, do Safari e do Opera não se encontram disponíveis neste momento, indica a FAQ do produto.

Também a “rodar” há algum tempo, o Evernote teve primeiro uma versão desktop e migrou agora para a Web, sendo também acessível no telemóvel.

O TeK já tinha referido este produto numa Sugestão sobre post-its, mas as suas funcionalidades tornam-no equivalente ao Bloco de Notas do Google e ao novo Thumbtack, pelo que merece um “encore”.

As notas podem ser manuscritas em equipamentos que suportam a funcionalidade, e a versão Web tem um Web clip que permite captar pedaços seleccionados de uma página Web, sendo as notas armazenadas cronologicamente a menos que defina um outro “arranjo”.

O Evernote tem também uma extensão para o browser que adiciona a funcionalidade “Clip to Evernote” e funciona para IE, Firefox, Safari e Chrome.

Ficou para última referência o Thumbtack, acabadinho de sair da forja dos Live Labs da Microsoft. O serviço permite compilar links, imagens e texto guardando as referências no seu bloco de notas pessoal ou partilhando-as.

O conceito é semelhante à aplicação OneNote, mas transferido para a Web e com a adição de uma série de gadgets, que permitem localizar endereços e fazer um clip no mapa e um outro ligado à organização do espaço de trabalho, entre outros. Esta é uma das formas que a equipa de desenvolvimento arranjou para diferenciar a solução dos outros serviços já existentes na Web, mas os planos estendem-se à adição de mais funcionalidades, algumas das quais ligadas ao Office da Microsoft.

Embora não esteja em beta, o Thumbtack tem ainda algumas arestas a limar em termos de utilização mas pode ser uma boa alternativa aos outros serviços referidos.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.