O fim-de-semana que começa hoje será pródigo em oferta cinematográfica para quem gosta de fugir ao circuito mais comercial das salas de cinema portuguesas. O dia de ontem ficou marcado pela abertura do Festival Internacional de Cinema Independente de Lisboa (o "Indie") e desde quarta-feira que o Festival Audiovisual Black&White tem dado aos lisboetas novas razões para voltar ao preto e branco.

Numa altura em que o ano está quase a chegar a meio, e o país foi já palco de alguns importantes eventos nesta área, o TeK faz uma compilação de sites úteis a quem não quer correr o risco de perder as propostas que 2010 ainda lhe reserva.

Por ordem de "agenda" começamos por apresentar o Black&White, que não é propriamente um festival de cinema, mas antes um evento "focado na especificidade da produção estética de obras audiovisuais a preto e branco", explica a organização, no site do festival.

[caption]Black&White[/caption]

Organizado pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, a competição decorre no Porto e vai já na 7ª Edição, admitindo a concurso obras originárias de todos os países, desde que tenham o preto e branco "como ferramenta estética primordial". Quem quiser aproveitar esta oportunidade para "ver a preto e pensar a cores" terá de apressar-se, porque a festa só dura até sábado (24 de Abril).

Mais a sul, é possível desde ontem conferir as últimas propostas do cinema independente trazido pelo IndieLisboa 2010. A competição decorre em quatro salas da cidade de Lisboa (Culturgest, Cinema São Jorge, Cinema City Alvalade e Cinema Londres), com cerca de duzentos e setenta filmes em exibição até 2 de Maio (domingo). Os bilhetes "normais" custam 3,5 euros.

[caption]IndieLisboa 2010[/caption]

A edição deste ano (a sétima) presta homenagem à "heroína independente" Heddy Honigman e ainda à secção "Fórum de Novo Cinema" do Festival Internacional de Cinema de Berlim (que completou 40 anos em 2009), oferecendo uma retrospectiva da realizadora e uma selecção de filmes que fazem parte da história do "fórum".

Para além destes e dos filmes a concurso, o festival conta ainda com diversas actividades paralelas, onde se incluem, por exemplo, seminários para adultos e workshops para crianças - inseridos no âmbito do IndieJúnior.

Para assistir à próxima iniciativa que seleccionámos, teremos de voltar ao norte do país. Mais precisamente até Vila do Conde, e ao seu famoso festival de curtas-metragens. Durante cerca de uma semana, a cidade transforma-se pela 18ª vez numa grande sala de cinema para receber uma das maiores competições do género em território nacional.

[caption]Curtas de Vila do Conde[/caption]

As Curtas de Vila do Conde acontecem, este ano, entre 3 e 11 de Julho, com uma selecção de vídeos que pode passar pela Animação, Documentário, Filme Experimental, Ficção e Vídeo Musical. Todos com duração inferior a 60 minutos. O festival conta ainda com uma secção dedicada aos mais novos, as "Curtinhas", onde se incluem ateliers e competição de filmes e o público ajuda a escolher os vencedores.

Em Setembro todos os olhares se voltam de novo para a capital, onde têm lugar o Festival de Cinema Gay e Lésbico e o Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa.

[caption]Queer[/caption]

O Queer traz a Lisboa propostas em vários géneros com um ponto em comum, o facto de abordarem a temática homossexual. De filmes eróticos a documentários, longas e curtas-metragens ou vídeos musicais, o evento vai já na 3ª Edição. Este ano decorre entre 17 e 25 de Setembro, no Cinema São Jorge.

Duas semanas depois é o terror que invade a carismática sala de cinema da Avenida da Liberdade, com a chegada do MOTELx. Na sua 4ª Edição, o Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa marcará presença no S. Jorge entre os dias 19 de Setembro e 3 de Outubro, prometendo trazer filmes inéditos e conversas com os realizadores capazes de fazer as delícias dos fãs do género.

[caption]MOTELx[/caption]

Para Novembro reservámos uma proposta na área do cinema de animação. O festival internacional Cinanima, que acontece em Espinho, chega este ano à 34ª edição, pelo que se classifica como um dos mais maduros do painel de hoje. A competição divide-se em categorias nacionais e internacionais, admitindo propostas para longas, curtas e médias metragens e ainda o prémio "Jovem Cineasta Português". Os interessados podem inscrever-se através do site, até 9 de Julho.

[caption]Cinanima[/caption]

A terminar, fica a referência ao Filminho, o Festival de Cinema Galego e Português, cujo site ainda não disponibiliza informação sobre a data da edição deste ano, mas promete novidades para breve.

[caption]Filminho[/caption]