Hoje em dia é cada vez mais difícil perdermo-nos, face à panóplia de dispositivos que nos poderão ajudar a orientar no espaço físico, enquanto andamos ou conduzimos, isto para os adeptos dos sistemas de navegação.

Quem ainda não aderiu aos GPS pode sempre aceder à Internet e, numa visita online, nos assegurar a localização de determinado restaurante, loja, hotel ou uma outra morada necessária.

Auxiliares preciosos, os mapas tiveram desde sempre o seu espaço reservado na Web, ganhando funcionalidades cada vez mais user-friendly e atractivas como ilustram os três exemplos apontados a seguir.

Começamos pela oferta a nível nacional, sugerindo o recurso ao SAPO Mapas. Além do "mapeamento" habitual, o serviço oferece informações sobre o estado do trânsito em alguns pontos do país, e a pesquisa de farmácias de serviço, bombas de gasolina ou esquadras de polícia. Incluem-se também fotos a 360 graus de alguns espaços.

Tal como nas buscas, o prestígio alcançado pelo Google no "mapeamento" é inegável, logo um texto sobre a representação do espaço terrestre (e mesmo que extra-terrestre) sem mencionar o Google Maps não era possível.

Criada há uns bons anos, a aplicação tem sido pioneira em muitas das funcionalidades hoje em dia disponíveis na consulta de um mapa. Uma das que tem gerado mais polémica é a vista ao nível da rua, denominada StreetView, pelo pormenor das imagens, que registam o espaço físico num dado momento com tudo o que nele existir, nomeadamente pessoas.

[caption]Google Maps[/caption]

O StreetView está integrado no Google Maps e assenta na recolha de imagens fixas panorâmicas, com um detalhe ao nível da rua, que permite ao utilizador navegar visualmente por um determinado local.

Actualmente, centenas de cidades por tudo o mundo já foram registadas pelas câmaras do serviço, nomeadamente algumas portuguesas. O TeK já listou, inclusive, as cidades europeias disponíveis através do StreetView.

Num claro reforço dos serviços oferecidos, o Bing introduziu esta semana várias novidades à versão beta do seu Maps. A visualização ao nível da rua foi uma delas, com a aplicação a permitir espreitar, no momento, cerca de 100 cidades norte-americanas.

[caption]Bing Maps[/caption]

Tirando partido da tecnologia Photosynth, que integra um conjunto de fotografias capturadas numa montagem tridimensional que dá uma ideia imersiva do local, o novo modo de visualização permite "passear" através das ruas e rodar a imagem para ver detalhes.

As vistas aéreas foram também melhoradas, com o Bird's Eye a ser ajustado automaticamente ao ambiente visualizado.