Depois da tendência dos blogs começa a instalar-se a agregação em Planetas, que reúnem os contributos de vários bloggers, oferecendo a um visitante uma visão agregada dos últimos posts - ou pelo menos de uma parte de cada post.

Para além de facilitarem a vida dos leitores que querem acompanhar o que se passa na blogosfera em relação a um determinado tema, vendo as últimas entradas listadas por ordem de publicação, os Planetas têm ferramentas adicionais que permitem ver o perfil de cada blogger, os artigos mais vistos e os mais comentados.

Em Portugal na área de Tecnologias o primeiro planeta foi o Planeta Asterisco, criado por Mário Valente e Vítor Domingos e agregando mais de seis dezenas de blogs onde o mote principal são as tecnologia, ciência e informação. A ideia replicava experiências internacionais como o Planet Sun e Planet Mozilla, ambos dedicados ao open source, e acabaria por sofrer uma reestruturação, transformando-se no PrintScreen, que manteve muitos dos contributos anteriores.

http://imgs.sapo.pt/gfx/445253.gif


Ainda no "reinado" do Planeta Asterisco foi dinamizado um spin-off de alguns bloggers descontentes com o modelo, que acabaram por criar o Planet Geek que conta agora com 90 blogs listados, embora nem todos sejam particularmente activos.

http://imgs.sapo.pt/gfx/445254.gif


Como a história é dinâmica, e nos blogs ainda mais, alguns dos bloggers que orbitavam o Planet Geek acabaram por se desligar e criar o PlaneTuga - ou Planeta Tuga em versão mais completa -, onde a língua portuguesa e os temas de Tecnologia também dominam.

http://imgs.sapo.pt/gfx/445255.gif



Note porém que alguns bloggers orbitam vários planetas, por isso poderá encontrar posts duplicados.

O Universo da tecnologia tem muito mais Planetas, muitos deles criados simplesmente em volta de temas, como GNOME, Debian, Apache, FOSS e Fedora. Se ainda não conhece bem todos os sistemas e quem os orbita, vale a pena dar um salto ao site do Planet Feed Reader, que lista uma série de alternativas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.