Embora a história da plataforma tenha começado efetivamente uns anos antes, só em 2008 chegou ao mercado integrada num smartphone, dando início a um percurso que o levou à liderança do mercado. É aí que a plataforma patrocinada pela Google se mantém, com mais de 1,3 milhões de apps disponíveis na loja e uma quota de mercado esmagadora nos equipamentos. Vale a pena recordar, por exemplo, que a primeira versão do Android foi aquela que estreou a loja de aplicações associada ao sistema operativo, à data Android Market, que arrancou com 35 apps, um número que não deixa dúvidas em relação à evolução da plataforma nos anos seguintes.


Propomos-lhe uma viagem ao mundo Android desde o início dos tempos, revisitando algumas das principais funcionalidades introduzidas com cada versão. Começamos a viagem numa altura em que o suporte para gravação de vídeo ainda não era um dado adquirido nos telemóveis e terminamos numa era em que a ultra alta definição já não escapa às funcionalidades do Android.




Para acabar vale a pena referir que a Android foi fundada em 2003. O projeto inicial tinha como objetivo o desenvolvimento de um sistema operativo para câmaras digitais, mas ainda antes de chegar às mãos da Google, em 2005, já tinha mudado o foco, para se concentrar no desenvolvimento de uma alternativa ao Symbian e ao Windows Mobile, que davam os primeiros passos no mercado dos smartphones por essa altura.



Só em novembro de 2007 se soube mais sobre o projeto e se confirmaram as intenções que davam como certos os planos da Google para entrar no mercado móvel. A plataforma foi apresentada como primeiro produto da Open Handset Alliance, uma aliança liderada pela Google para o desenvolvimento e promoção de normas abertas.



Em setembro do ano seguinte foi anunciado o primeiro telemóvel com Android, que uns meses antes já tinha visto a luz do dia num SDK apresentado em fevereiro. O smartphone que fez estrear o Android chegou às lojas a 22 de outubro de 2008.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.