Quando abre uma conta na Google tem acesso a 15 GB de espaço na cloud para gerir os seus ficheiros. Há alguns anos era o suficiente para manter os conteúdos sempre presentes em qualquer equipamento com acesso online. Mas atualmente as coisas estão diferentes. Todos os serviços da Google contribuem para preencher o limite, além de que as fotografias e vídeos têm cada vez mais qualidade, o que tornam os backups mais pesados.
O problema agravou-se com a decisão de que os backups passam a contribuir para o “orçamento” geral de espaço. Primeiro foi a Google que em 2021 acabou com o armazenamento ilimitado no Google Fotos. Da mesma forma, os backups do WhatsApp que também não entravam para as contas, no último ano passaram a ser contabilizadas.
No caso do WhatsApp é fácil impedir que se faça uma cópia para a cloud da Google, mantendo-se os conteúdos apenas no equipamento. É possível impedir que os vídeos e fotos não sejam transferidos para a cloud, mas isso também tem riscos, que envolvem perder esses materiais se perder ou mudar de telefone.
Se ainda assim está no limite de espaço e até já tem alertas da Google de aviso, com ofertas de upgrades de planos para aumentar a capacidade, antes de comprar, faça uma limpeza à conta. Certamente que terá emails com anexos a ocupar bastante espaço, ficheiros esquecidos que já não precisa na Drive. Ou mesmo fotografias duplicadas ou desfocadas que pode apagar.
Neste How to TEK reunimos algumas dicas para limpar ficheiros dos principais serviços que “engolem” o espaço livre.
Gerir o backup no WhatsApp:
1 – Entre no WhatsApp, toque nos três pontinhos no canto superior direito e aceda às definições.
2 – Deslize para baixo e escolha a opção “Armazenamento e Dados”
3 – Escolha a primeira opção “Gerir Armazenamento”.
4 – A aplicação vai fazer um diagnóstico rápido do espaço que os ficheiros do WhatsApp ocupam no armazenamento.
5 – Considere apagar ficheiros que foram assinalados como “reencaminhados” muitas vezes. Estes ficheiros são por norma memes ou coisas engraçadas que podem facilmente acumular-se no equipamento quando se participa em grupos ou em partilhas de amigos e família.
6 – O sistema também filtra quais os ficheiros que ocupam mais de 5 GB para ajudar a libertar.
7 – Por fim, verifique as conversas ou grupos onde estão a maioria dos ficheiros mais pesados.
8 – Ao selecionar uma dessas conversas vai ver todos os ficheiros que estão a ocupar espaço. Pode apagar um a um ou selecionar todos.
9 – Para desativar a cópia de segurança na conta Google, regresse às definições e escolha a opção “Conversas”.
10 – Deslize para baixo e escolha a opção “Cópia de Segurança”.
11 – Aqui pode ver as informações sobre a última cópia de segurança, criar uma nova cópia. Mas o que tem de fazer é tocar em “Copiar para o Google Drive”. Por defeito deve ter semanalmente.
12 – Altere para Nunca. A partir daqui os dados apenas se mantêm no equipamento.
Gerir o espaço no Google Photos:
1 – Entre no Google Fotos. No ecrã principal são agrupados logo no início as fotografias por ano que foram capturadas. Desta forma pode ver rapidamente quais as mais recentes ou com alguns anos.
2 – Para verificar se tem já tem a nova ferramenta na aplicação do smartphone disponível, toque na fotografia da conta e na lista terá de ter a opção “Gerir armazenamento”. Caso não tenha, pode fazer a gestão através do browser no PC ou deverá esperar mais uns dias até que seja atualizado no smartphone.
3 – Como referido, a Google vai fazer um diagnóstico ao espaço disponível, aquele que é utilizado pelo Fotos ou partilhado com o Gmail e Drive. Também tem acesso rápido à compra de mais espaço, caso decida fazer o upgrade.
4 – A funcionalidade mais útil da ferramenta são sem dúvida o agrupamento das fotografias por quatro categorias, referindo o espaço que ocupam. A primeira linha são as fotos e vídeos grandes, o segundo lista as fotografias que estão desfocadas. Também é salientado as imagens de outras apps, ou seja, aquelas que recebeu por transferência no WhatsApp ou Instagram, por exemplo. Por fim, são agrupadas todas as imagens que são capturas de ecrã. Certamente que estes quatro filtros vão facilitar a encontrar “lixo” para apagar e libertar espaço. Ainda no browser pode verificar rapidamente o estado do Gmail e Drive, na opção em baixo.
5 – Neste caso, são apenas mostrados os ficheiros no gestor de armazenamento que são contabilizados para o seu limite. Vai facilmente encontrar itens rejeitados do Gmail, spam, ficheiros grandes, e muito importante, emails com anexos considerados muito grandes, que deve pensar apagar porque contabilizam no espaço.
6 – Já que está a gerir o espaço no Google Fotos, aproveite e liberte espaço no smartphone. Se tiver a opção de sincronizar automaticamente o álbum de fotografias do smartphone com o Google Fotos, será garantido que todas vão estar disponíveis no serviço. Pode apagar depois no smartphone para não ficarem duplicadas. Para tal basta tocar em “Libertar espaço” nas definições da aplicação do smartphone e seguir as instruções. O sistema vai sugerir apagar todas as fotos que tem em backup na cloud e assim ganhar muito espaço no equipamento.
Apague emails com anexos pesados:
1- Os anexos contribuem “silenciosamente” no aumento de espaço utilizado no Gmail. Felizmente a Google oferece filtros que ajudam a procurar emails com anexos pesados. Na barra de pesquisa, clique no símbolo de definições de busca no lado direito.
2 – Verifique a linha que diz “Size” e escolha a opção “Greater than” e na frente comece por definir 20 MB. Clique em Search. Todos os emails que tenham anexos com mais de 20 MB serão listados. Sublinhe todos ou aqueles que não precise e apague. Pode depois reduzir para 10 ou 5 MB que podem ser apagados.
3 – Se quiser ser radical, pode listar todos os emails com anexos e apaga-los. Bastando clicar no respetivo filtro, no canto inferior esquerdo desse mesmo quadro.
4 – Considere apagar emails antigos, que provavelmente já não utiliza e simplesmente estão a ocupar espaço desnecessário. Para tal basta clicar no topo direito, na lista de emails, no botão onde diz o número de emails listado na página. Ao clicar nesse número tem a opção de escolher entre newest (novo) e oldest (antigos). Clique nesta segunda opção para listar o primeiro email e seguintes desde que abriu conta e começou a receber emails. Selecione todos, no canto esquerdo dessa página e apague, caso não necessite dos mesmos.
5 – As newsletters e mails com promoções, assim como outras subscrições, são arrumadas no separador próprio e podem ocupar muito espaço. Depois da limpeza, pondere retirar a subscrição das mesmas, muitas delas aceitamos quando nos registamos em serviços sem darmos conta do spam associado. Por norma, no final de cada email tem a opção de “Unsubscribe” ou equivalente.
6 - Faça mesmo uma busca Unsubscribe para encontrar a ferramenta da Google para forçar essa anulação. Depois é clicar nela no fundo da página.
Se seguiu estes passos, certamente que reduziu o espaço ocupado pelos ficheiros pesados na conta. Para ter a certeza que a conta está mais “magrinha”, pode consultar o espaço Google One. Aqui vai ter uma perspetiva do espaço utilizado na conta, o estado da cópia de segurança do smartphone e ainda propostas para limpar. Na barra da esquerda, se clicar na opção armazenamento, vai ter um gráfico geral dos serviços principais e o espaço que ocupam. Vai poder repetir os processos aqui referidos ou optar pelas sugestões da Google para gerir o espaço.
O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.
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