Depois da Meta ter anunciado que pretendia utilizar dados antigos dos utilizadores no Facebook e Instagram para treinar o seu modelo de IA, rapidamente surgiram vozes de descontentamento. Foram mesmo apresentadas queixas às autoridades de proteção de dados de 11 países europeus.

Felizmente na União Europeia, ao abrigo do Regulamento Geral de Proteção de Dados, os utilizadores têm o direito de opção de ficar fora dos treinos de IA. E até ao dia 26 de junho podem mesmo aceder à página de Política de Privacidade do Facebook para mudar a autorização. As novas políticas de privacidade e a forma como a Meta utiliza os dados do utilizador entram em vigor a partir dessa data.

É possível os utilizadores do Meta optarem por impedir que o sistema utilize as suas fotografias para treinar a IA. Não é intuitivo encontrar, mas basta seguir as instruções neste How to TEK para aceder a essa opção no Facebook.

Veja na galeria como indicar ao Facebook que não quer as fotos utilizadas para treinar a IA:

1 – Entre no Facebook através de um browser no computador e faça a autenticação no seu perfil.

2 – Clique na fotografia de perfil e escolha a opção “Definições e privacidade”.

3 – Clique em Definições.

4 – No menu da barra esquerda, deslize para baixo até encontrar a opção “Padrões de comunidade e políticas legais”. Clique em Políticas de privacidade.

5 – Vai aparecer uma mensagem a dizer que o Facebook está a atualizar a sua política de privacidade. Nesse texto, clique no link onde diz “direito de oposição”.

6 – Vai ter acesso a informações adicionais, assim como um inquérito que deve preencher. No fim, clique no botão de Enviar.

O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.