O número de possibilidades abertas pela Internet para que qualquer um se possa aventurar pelo mundo dos podcasts ou até do YouTube é impressionante, e por isso todos os dias surgem milhares de novas propostas. Para quem está a começar, não é fácil ter acesso a material de gravação de áudio de alta qualidade e, na falta de um estúdio profissional em casa, um microfone mais “em conta” ou, mesmo o do computador ou smartphone, assumem-se como alternativas.

O principal problema são os ruídos de fundo que podem causar interferências nas gravações de áudio caseiras, sejam as vozes de vizinhos barulhentos, a cacofonia de obras nas proximidades ou o som dos carros a passar. Por mais que tente gravar num local isolado, os ruídos teimam em permanecer e até mesmo as mais mínimas interferências sonoras são motivo para nos deixar frustrados ou para dar ainda mais trabalho de edição.

Na Internet existem várias aplicações e programas que podem ajudar a reduzir o ruído e a Krisp poderá ser um útil aliado na próxima sessão de gravações.

Farto do ruído de fundo nas videoconferências e chamadas importantes? A Krisp pode dar uma ajuda
Farto do ruído de fundo nas videoconferências e chamadas importantes? A Krisp pode dar uma ajuda
Ver artigo

A app usa inteligência artificial para reconhecer vozes de pessoas ao microfone e detetar todos os ruídos exteriores disruptivos, eliminando-os do áudio que está a ser transmitido ou gravado.

A aplicação pode ser ainda mais adequada se estiver a experimentar gravar o seu primeiro podcast ou projeto, uma vez que, através do modo gratuito, conta com 120 minutos semanais de cancelamento de ruído sem custos adicionais.

Depois a instalar no seu computador e ativar, vai notar uma diferença no som que está a ser gravado. Mesmo assim, há uma coisa que pode fazer através do Audacity para minimizar ainda mais os ruídos de fundo.

Ao gravar a sua faixa no programa gratuito de edição de áudio, faça uma pausa, entre 5 a 10 segundos, de silêncio antes de começar a falar. O processo ajudará a ferramenta de remoção de ruído do software a detetar as disrupções sonoras à sua volta.

Ao terminar, selecione o silêncio da faixa, arrastando o cursor desde o seu início até ao fim. Depois na secção “Efeitos” da barra de ferramentas no topo da página selecione a opção “Remoção do ruído”. De seguida, clique em “Obter perfil do ruído”.

Depois de o programa ter identificado o que se passa, selecione toda a faixa, dando dois cliques rápidos sobre a mesma. Voltando à opção “Remoção do ruído”, precisa apenas de clicar em “OK”. Se desejar, poderá ainda antever o efeito e ajustar as configurações para aperfeiçoar o som. Agora, a faixa está pronta para mais edição ou, então, para ser exportada para o formato que preferir.

O How To TeK é uma nova rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.