Quer tenha dificuldades ou deficiências visuais, auditivas ou motoras, o Windows 10 dispõe de várias ferramentas que permitem adaptar o sistema operativo às suas necessidades e pode encontrá-las no Centro de Facilidade e Acesso. É também possível aceder às ferramentas de acessibilidade através das Definições, localizadas no menu Iniciar.

Se está a tornar o seu computador mais acessível ou então o de um familiar, amigo ou colega e não sabe bem por onde começar, o Windows pode dar uma ajuda. Ao visitar o Centro de Facilidade e Acesso, encontra uma secção chamada “Obter recomendações para tornar o computador mais fácil de usar”. Aí, precisa apenas de responder a algumas perguntas ou assinalar todas as afirmações que se aplicam a si.

“Obter recomendações para tornar o computador mais fácil de usar” | Centro de Facilidade e Acesso do Windows 10

Ferramentas para pessoas com dificuldades ou deficiências visuais

Para quem tem dificuldades em ver o que se passa no ecrã ou não consegue fazê-lo de todo, o Narrador torna-se uma ferramenta muito útil. É verdade que para iniciá-lo, pode pressionar em simultâneo as teclas Windows, CTRL e Enter, mas, através das definições pode configurar a funcionalidade consoante as suas preferências e necessidades.

Siga estes passos:

  1. No menu iniciar, selecione a opção “Definições”
  2. Clique em “Facilidade de Acesso”
  3. Escolha a opção “Narrador” no menu à esquerda.
  4. Nas “Opções de arranque”, pode permitir que o Narrador seja iniciado automaticamente assim que inicia sessão no Windows e que o seu ecrã inicial apareça sempre que a funcionalidade é ativada.
  5. Se sente que o Narrador está a falar demasiado depressa ou que a sua voz está a interferir com o funcionamento de outros programas com som, pode alterar as configurações através em “Personalizar a voz do Narrador”. Se desejar, até pode adicionar mais vozes.
  6. Em “Alterar o que ouve ao ler e interagir”, pode mudar o nível de controlo que o Narrador fornece acerca do que está a aparecer no ecrã. É também possível definir se quer que o Narrador indique informações acerca dos controlos ou controlar a forma como a funcionalidade narra o que escreve no teclado.
  7. Pode ainda combinar o Narrador com o uso do ecrã de braille mas, primeiro, terá de instalar o software disponibilizado.

Se tem dificuldade em ver certas letras, partes do ecrã ou até mesmo o cursor devido ao tamanho ou cor, pode ativar algumas funcionalidades que o ajudarão a usar mais facilmente o computador.

Siga os seguintes passos:

  1. Na secção “Ecrã” pode aumentar o tamanho das letras no sistema operativo e precisa apenas de deslizar a barra azul até que consiga ler de uma melhor forma a amostra de texto.
  2. Já em “Cursor e ponteiro” é possível aumentar facilmente o tamanho do ícone do ponteiro e escolher uma configuração mais adequada ao seu nível de visibilidade. Se tem dificuldade em perceber a localização do cursor quando escreve, pode também aumentar a sua espessura.
  3. Através da Lupa pode aumentar as zonas do ecrã que tem mais dificuldade em ver. Pode ativá-la nas Definições ou então pressionar simultaneamente as teclas Windows e +. Para desativá-la pressione as teclas Windows e Esc. Se desejar, pode aumentar o nível de zoom realizado pela funcionalidade.
  4. Se não consegue ver o que está escrito devido às cores utilizadas, clique em “Alto contraste”, no menu à esquerda, e, depois de ativá-lo, escolher a combinação de cores com a qual se sente mais confortável.

Ferramentas para pessoas com dificuldades ou deficiências auditivas e motoras

Através do Centro de Facilidade e Acesso pode configurar o seu computador para usar alternativas visuais ao som.

Confira os seguintes passos:

  1. No Painel de Controlo, clique em “Centro de Facilidade e Acesso”
  2. Escolha “Utilizar texto ou alternativas visuais ao som”
  3. Aqui pode ligar as notificações visuais para som e escolher o tipo de aviso visual que prefere. É possível ainda ativar a funcionalidade de legendas para diálogo falado, embora não esteja disponível para todo o tipo de conteúdo.
  4. Quando terminar de configurar clique em “Aplicar” e depois “OK”.

Embora a funcionalidade de reconhecimento de voz do Windows não esteja disponível em português, existem algumas soluções que podem ajudar as pessoas com dificuldades ou deficiências motoras a usar o computador.

Siga estes passos:

  1. No Painel de Controlo, clique em “Centro de Facilidade e Acesso”
  2. Escolha “Utilizar o computador sem um rato ou teclado”
  3. Ative a opção “Utilizar teclado no ecrã”. Com ela pode escrever através de um dispositivo apontador.
  4. Se tem um dispositivo de monitorização ocular, como os da Tobii, pode usá-lo para ativar o “Controlo Ocular” do Windows.

O How To TeK é uma nova rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.