Este domingo assinalou-seo Dia Internacional da Privacidade de Dados (Data Privacy Day), que serve para promover a proteção dos dados e o direito da privacidade, assim como boas práticas no contexto da nossa pegada digital. O SAPO TEK tem criado guias para ativar opções de privacidade, desde ter maior controlo do registo de localização do Google Maps, gerir a atividade fora das redes sociais da Meta ou como criar contas alternativas para o smartphone Android para manter a privacidade no equipamento.

Neste novo guia vai poder filtrar ou mesmo manchar os resultados de conteúdos explícitos que possam surgir através do Google Search, com a ferramenta SafeSearch (Pesquisa Segura). Por vezes as pesquisas podem sair fora de um contexto e serem listados conteúdos que podem ser inapropriados, sobretudo para crianças que usem o computador.

A ferramenta permite ajudar o utilizador a gerir esses conteúdos, sejam materiais de nus e sexualmente explícito, mas também imagens de violência ou com sangue. Através do SafeSearch, que segundo a Google, apenas funciona nos resultados do Google Search, pode ter maior controlo de como esses conteúdos são listados.

De notar que não existem ferramentas 100% eficazes, mas a Google diz que o SafeSearch vai reduzir bastante desses conteúdos impróprios. A ferramenta não foi desenhada para filtrar conteúdos que tenham significado artístico, educacional, histórico, documentário ou de valor científico.

Veja na galeria como filtrar os conteúdos inapropriados

1 – Entre nas definições do SafeSearch através do endereço (https://www.google.com/safesearch).

2 – As opções são simples e diretas. Pode optar por filtrar, esbater ou simplesmente desativar para mostrar todos os resultados relevantes, mesmo que sejam explícitos. A diferença entre filtrar e esbater é que na primeira o sistema filtra todos os conteúdos, incluindo links de conteúdos explícitos.

Mas se optar por esbater, que está ativado por defeito, apenas as imagens são destorcidas, mantendo-se os links e textos. No caso de o sistema detetar contas de utilizadores com menos de 18 anos, a opção filtrar é ativada por defeito.

3 – Também pode ajudar a Google a detetar conteúdos inapropriados, para isso pode reportar um website. Basta aceder ao seguinte website (https://www.google.com/webmasters/tools/safesearch) e preencher a caixa com o respetivo endereço explícito. Ao submeter vai estar também a ajudar a Google a alimentar os seus filtros, para que outros utilizadores beneficiem de mais privacidade durante as pesquisas.

4 – Se estiver a pesquisar por imagens (https://images.google.com/) e deseja reportar alguma, clique nos três pontinhos das definições da imagem e escolher a opção “enviar feedback”. Só precisa de preencher a razão pelo qual está a reportar.

5 – Para alterar no smartphone, entre na aplicação da Google, toque na fotografia do perfil, no topo direito.

6 – Escolha a opção Definições.

7 – Escolha a opção Pesquisa Segura.

8 - Escolha a definição que mais se adequa.

O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.