Conforme os meses vão passando, parece cada vez mais claro que o Android tem um grave problema de fragmentação. Mas também parece cada vez mais claro que a responsabilidade não pode ser atribuída só à Google, tem que se compartilhada com os fabricantes de smartphones e tablets.



Nos últimos números revelados do sistema operativo, 13,6% dos equipamentos Android já estão a correr a mais recente versão do sistema operativo – o Android 4.4, conhecido como KitKat, lançado no último dia de outubro de 2013.



Mas os valores também mostram que 76,1% dos smartphones e tablets está neste momento com uma versão do software com mais de um ano de existência - todas até ao Android 4.2. Se for retirada da equação a versão 4.2, e se se tiver como limite a versão 4.1, então quase metade dos utilizadores do Android estão com um sistema operativo que está prestes a fazer dois anos.



Olhando a nível individual, a situação não melhora. O Android 2.3 Gingerbread ainda é o terceiro mais usado, com uma quota de 14,9%, e tem mais de três anos de existência. O Ice Cream Sandwich, AKA Android 4.0, apresenta-se com uma taxa de 12,3%.



A versão mais usada é a Jelly Bean de primeira geração – Android 4.1 – lançada em julho de 2012.

[caption]Android[/caption]

O que é que se passa então no reino do Android? A renhida guerra que se montou entre fabricantes, para ver quem vende mais num mercado tão rentável, faz com que as tecnológicas se preocupem mais com unidades vendidas do que com telemóveis atualizados.



Por esse motivo é que os telemóveis da Google, conhecidos como Nexus, são tão populares junto dos utilizadores não-básicos do Android, isto porque vão ser os primeiros a receber atualizações de software e durante largos meses.



O Android KitKat deveria ajudar a resolver o problema, mas nenhuma fabricante se empenhou na atualização – em alguns casos, como a Samsung que tem centenas de dispositivos no mercado, seria difícil criar versões específicas para todos.



Fica a pergunta para os leitores debaterem: conseguirá o Android alguma vez ter a maior parte dos utilizadores na versão mais recente do sistema operativo?


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.