O mercado dos sistemas operativos móveis tem estado maioritariamente estável, mas cada variação é um indicador importante da preferência dos consumidores. Nos cinco maiores mercados da Europa - Reino Unido, Alemanha, Itália, Espanha e França - o sistema operativo móvel da Google conquistou uma quota de mercado de 68,4% durante os três primeiros meses de 2015.

O Android continua a reinar por larga margem, já que o iOS da Apple fica com 20,3%. No entanto os valores da consultora Kantar mostram algumas variações significativas.

Mostram que o iOS cresceu 1,8% na quota de mercado em comparação com igual período de 2014, enquanto o Android “encolheu” 3,1%. Mas o valor que mais se destaca é possivelmente os quase 33% de novos utilizadores do iPhone que eram “clientes” do Android.

Quanto ao Windows Phone a Kantar diz que tem ganhado pouca tração no mercado europeu, excetuando em França. Neste país o sistema operativo móvel da Microsoft atingiu uma quota de mercado de 14,1%.

“É notório que a quota de mercado do Windows cresceu pouco nos EUA e nos cinco maiores mercados da União Europeia”, pode ler-se no comentário feito pela consultora.

Mas a Kantar deixa a porta aberta para mudanças agora que está confirmado que o Windows 10 vai permitir a importação facilitada de aplicações do Android e iOS.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.