
A Think Future lançou uma versão atualizada da FlySafeGo, uma aplicação que permite a realização de seguros à hora para drones, avança a empresa em comunicado à imprensa. A atuação da tecnológica portuguesa situa-se na área das Insurtech, ou seja, das organizações que têm como objetivo desenvolver sistemas digitais que tornem mais simples o processo de contratação de um seguro.
Quem é um entusiasta dos drones sabe que a atividade de pilotar remotamente uma aeronave não está isenta de riscos. Como forma de precaver eventuais danos que sejam provados a terceiros em caso de acidentes, entrou em vigor, em 2018, uma legislação que obriga os operadores portugueses de equipamentos com um peso superior a 900 gramas a realizar um seguro de responsabilidade civil.
Os operadores amadores que só pilotam algumas vezes por ano viam-se, assim, obrigados a pagar os seguros anuais exigidos pela legislação. No entanto, através da FlySafeGo estes podem contratar um seguro à medida das suas necessidades.
A aplicação permite realizar um seguro de responsabilidade civil de 100 mil, 250 mil ou 500 mil euros, depois de ter as autorizações necessárias, em cerca de 35 segundos após o seu registo, indica a empresa em comunicado. O utilizador ficará, de seguida, com um certificado digital, o qual é emitido para o seu email.
De modo a ajudar os operadores a ter uma experiência de voo mais segura, a aplicação indica também se as condições de voo são as mais apropriadas, tendo em conta fatores como a localização, as condições meteorológicas ou até as áreas restritas por questões legais.
Para já, a FlySafeGo só pode ser utilizada com drones da DJI, Parrot, Xiaomi e Yuneec. De acordo com a empresa, apenas podem ser realizados seguros para equipamentos que registem dados de voo, delimitem raios de ação, disponham de sistemas de localização, e tenham funções automáticas de retorno à base.
A aplicação desenvolvida pela Think Future, em parceria com a corretora de seguros MDS e a seguradora Una Seguros é gratuita, estando disponível tanto para Android ou para iOS. Os valores das subscrições de seguros começam nos 4,10 euros por hora, de acordo com a responsabilidade civil contratada.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dynasty Warriors: Origins tem ação massiva com milhares de soldados no ecrã -
App do dia
High Seas Hero desafia a sobreviver no alto mar -
Site do dia
Reviva os momentos de Game of Thrones num jogo de estratégia para browser -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários