A Think Future lançou uma versão atualizada da FlySafeGo, uma aplicação que permite a realização de seguros à hora para drones, avança a empresa em comunicado à imprensa. A atuação da tecnológica portuguesa situa-se na área das Insurtech, ou seja, das organizações que têm como objetivo desenvolver sistemas digitais que tornem mais simples o processo de contratação de um seguro.

Quem é um entusiasta dos drones sabe que a atividade de pilotar remotamente uma aeronave não está isenta de riscos. Como forma de precaver eventuais danos que sejam provados a terceiros em caso de acidentes, entrou em vigor, em 2018, uma legislação que obriga os operadores portugueses de equipamentos com um peso superior a 900 gramas a realizar um seguro de responsabilidade civil.

Os operadores amadores que só pilotam algumas vezes por ano viam-se, assim, obrigados a pagar os seguros anuais exigidos pela legislação. No entanto, através da FlySafeGo estes podem contratar um seguro à medida das suas necessidades.

A aplicação permite realizar um seguro de responsabilidade civil de 100 mil, 250 mil ou 500 mil euros, depois de ter as autorizações necessárias, em cerca de 35 segundos após o seu registo, indica a empresa em comunicado. O utilizador ficará, de seguida, com um certificado digital, o qual é emitido para o seu email.

Governo avança com legislação que regula utilização de drones no espaço aéreo português
Governo avança com legislação que regula utilização de drones no espaço aéreo português
Ver artigo

De modo a ajudar os operadores a ter uma experiência de voo mais segura, a aplicação indica também se as condições de voo são as mais apropriadas, tendo em conta fatores como a localização, as condições meteorológicas ou até as áreas restritas por questões legais.

Para já, a FlySafeGo só pode ser utilizada com drones da DJI, Parrot, Xiaomi e Yuneec. De acordo com a empresa, apenas podem ser realizados seguros para equipamentos que registem dados de voo, delimitem raios de ação, disponham de sistemas de localização, e tenham funções automáticas de retorno à base.

A aplicação desenvolvida pela Think Future, em parceria com a corretora de seguros MDS e a seguradora Una Seguros é gratuita, estando disponível tanto para Android ou para iOS. Os valores das subscrições de seguros começam nos 4,10 euros por hora, de acordo com a responsabilidade civil contratada.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.