De forma a encontrar soluções para os problemas de logística das lojas, a nova montra digital da NOS, suportada por tecnologia 5G, vai permitir aos clientes ver os produtos em ambiente e tamanho real, através de realidade aumentada.

Os clientes vão ter acesso a modelos 3D dos produtos em tamanho real, gerados rapidamente através de 5G. Será assim possível ver os produtos em formato digital, como por exemplo, modelos topo de gama que normalmente não estão expostos em loja. Imagine que decide entrar numa loja à procura de um produto específico, mas este não está exposto.

A Montra Digital pretende solucionar com o mesmo detalhe esse mesmo produto, que pode interagir virtualmente. As primeiras lojas da NOS a receber a Montra Digital estão no Cascais Shopping, Campo Grande e Mar Shopping de Matosinhos.

A realidade aumentada está também a ser utilizada no segmento de alarmes. Os clientes da NOS podem também ver os equipamentos em tamanho real. A aplicação permite mostrar o aspeto físico dos alarmes na própria casa dos utilizadores, naquela que a operadora diz ser uma experiência inovadora.

realidade aumentada NOS

“Este é mais um exemplo de como as novas tecnologias, potenciadas pelo 5G, já estão a revolucionar o retalho. Estas soluções estão a tornar-se cada vez mais frequentes, proporcionando às pessoas uma experiência de compra inteligente, disruptiva, e mais completa, com benefícios substanciais também para os retalhistas, em termos de ganhos de eficiência”, disse Manuel Ramalho Eanes, administrador executivo da NOS.

De recordar que a operadora já tinha realizado no ano passado um piloto de realidade aumentada com a tecnologia nas lojas Zippy. Os visitantes podiam experimentar as peças de vestuário em formato virtual, sem a necessidade de vestir ou calçar.

Zippy adota 5G em solução de realidade aumentada para clientes experimentarem roupa virtualmente nas lojas
Zippy adota 5G em solução de realidade aumentada para clientes experimentarem roupa virtualmente nas lojas
Ver artigo

A aplicação web projeta os modelos dos produtos da marca em 3D, permitindo aos clientes visualizar em tempo real como ficaria com os mesmos. Tudo isto sem a necessidade de vestir, calçar ou ter contacto físico com os mesmos. Esta solução permite mesmo fazer uma antevisão dos produtos mais complexos do catálogo.