A Zippy, marca da Sonae, pretende oferecer um serviço diferenciador aos seus clientes, antes destes compraram roupas e acessórios. Através de uma aplicação para web, a loja oferece uma solução de realidade aumentada no seu catálogo com produtos em 3D. O objetivo permitir aos seus clientes que experimentem os artigos num formato virtual. A aplicação surge de uma parceria com a NOS, que forneceu à loja Zippy no NorteShopping a ligações de 5G.
A loja no Porto da marca é referida como uma montra tecnológica naquele que será o futuro do retalho inteligente. Esta nova experiência começou hoje e vai-se prolongar ao longo de quatro semanas, em que os clientes podem aceder ao catálogo da marca e testar virtualmente os produtos, mesmo aqueles que não estão disponíveis de imediato no estabelecimento ou mesmo sem stock.
Veja na galeria a aplicação da Zippy de realidade aumentada na loja
A aplicação web projeta os modelos dos produtos da marca em 3D, permitindo aos clientes visualizar em tempo real como ficaria com os mesmos. Tudo isto sem a necessidade de vestir, calçar ou ter contacto físico com os mesmos. Esta solução permite mesmo fazer uma antevisão dos produtos mais complexos do catálogo.
A NOS continua assim a testar diferentes sectores com a sua tecnologia 5G e recentemente dotou o laboratório central da Unilabs com a nova geração de conetividade, prometendo aumentar os fluxos de processamento de dados da empresa. “O 5G da NOS tem um impacto expressivo na digitalização de mercados verticais, como é o caso do retalho. Através deste passo pioneiro e sendo uma marca líder e inovadora, a Zippy está a construir o futuro do retalho em Portugal e a proporcionar aos seus clientes uma experiência de compra inteligente, disruptiva, mas principalmente, mais completa”, salienta Manuel Ramalho Eanes, Administrador Executivo da NOS.
Joana Silva, COO da Zippy afirma que a sua solução vai permitir uma experiência mais imersiva e completa ao consumidor, assumindo estar na vanguarda do sector, com valor reforçado por ser uma portuguesa.
O catálogo de realidade aumentada interativo foi desenvolvido entre a NOS e a startup madeirense Dimmersions, que foi responsável pelo processo de scan dos produtos, assim como o design do software de realidade aumentada. A empresa já tem experiência neste tipo de experiências ligadas à cultura, imobiliário e e-commerce.
A operadora afirma que o 5G torna o retalho mais inteligente e para além de reduzir a necessidade de experimentar os artigos fisicamente ou testar o local ideal para colocar uma peça de mobiliário em casa; para os retalhistas, a vantagem passa por reduzir a necessidade de stock nas lojas, maior facilidade em demonstrar o uso dos produtos complexos e de grande volume, assim como reduzir o número de devoluções pelo cliente.
A realidade aumentada é uma tecnologia que parece estar a ter cada vez mais aceitação. Ainda hoje foi notícia de que a Google terá adquirido a Raxium, uma startup que fabrica tecnologia para ecrãs MicroLED, num negócio alegadamente estimado mil milhões de dólares. Um investimento que parece justificar a expansão da gigante tecnológica na área, na criação de produtos mais leves e mais compactos, sem perder qualidade, com custos de produção mais baixos e boa eficiência energética.
Dados da Deloitte mostram que em 2025 o mercado do retalho inteligente possa representar 52 mil milhões de euros, com tecnologias como o 5G, AR e VR a assumirem-se como centro.
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